Estudante
Camile Etiene criou um teorema matemático, o “Teorema de Etiene”, é destaque no
G1
O Blog do
Frederico reproduz reportagem veiculada em 15 de agosto de 2019, no G1
Norte/Noroeste:
Camille
Etiene é aluna do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Bom Jesus do Itabapoana
e criou o 'Teorema de Etiene'.
Por G1 — Norte Fluminense e Região
15/08/2019
10h16 - Quando o assunto é matemática, não é difícil encontrar alunos que
apresentem resistência ou dificuldade de entendimento da matéria. Essa era a
realidade de Camille Etiene, de 16 anos, estudante do curso técnico em Química
do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste
Fluminense.
A aluna,
hoje, não só se declara apaixonada pela disciplina como também tem um teorema
para chamar de seu: o "Teorema de Etiene". Em matemática, teorema é
uma afirmação que pode ser provada como verdadeira, diferindo da teoria.
Atualmente,
a estudante do segundo ano recorda com alegria a satisfação de sua descoberta,
realizada durante uma aula do primeiro ano do curso técnico, em 2018, quando
estudavam funções quadráticas, que têm como gráfico a curva chamada parábola.
Camille
contou ao G1 que nem acreditou quando a experiência saiu do papel,
justamente pela falta de afinidade com a matemática.
O professor
Leonardo explica que ensina aos alunos um esquema de cinco passos para o esboço
da parábola. O último é a marcação do ponto P, que é o simétrico do ponto de
intersecção da parábola com o eixo y (ponto (0,c)), em relação ao eixo de
simetria da parábola, que representa o gráfico de uma função quadrática
qualquer com raízes reais.
“Enquanto
fazíamos a lista de exercícios e discutíamos as perguntas, olhei para o quadro
e vi que, para encontrar o ponto P, era só somar as raízes (os valores de x1 e
x2)”, contou a aluna.
O professor
concordou e, imediatamente, os colegas começaram a aplicar a ideia às questões
já resolvidas. Identificaram que o argumento era válido e Leonardo chamou a
atenção da turma para a prova, que é o processo de mostrar que o teorema está
correto.
"É simples, basta somar as raízes da função que encontrava o ponto da simetria da função (0,c). A descoberta foi de enorme alegria, tanto para mim, tanto para os demais. Quando eu levantei a mão para falar com o professor, sobre somar as raízes, ele tinha falado que era uma teoria, quando ele realizou a prova, foi provado o "Teorema de Etiene". E depois dali, enxerguei a matemática de um outro jeito", finalizou.
"É simples, basta somar as raízes da função que encontrava o ponto da simetria da função (0,c). A descoberta foi de enorme alegria, tanto para mim, tanto para os demais. Quando eu levantei a mão para falar com o professor, sobre somar as raízes, ele tinha falado que era uma teoria, quando ele realizou a prova, foi provado o "Teorema de Etiene". E depois dali, enxerguei a matemática de um outro jeito", finalizou.
A
comemoração foi imediata, um momento de descoberta coletiva que mudou o modo
como Camille e os colegas enxergavam a tão temida matemática: "A
felicidade foi contagiando a sala toda", relatou a estudante.
Etiene, que
antes precisava de aulas particulares para superar os desafios da disciplina,
hoje oferece auxílio aos que também têm dificuldades com os números e não só em
matemática.
"Fiquei
muito boa nas matérias de exatas. Nas provas, eu estudava para mim e ajudava os
colegas e com isso me senti muito especial", afirmou.
Para o
professor, presenciar o momento de aprendizado dos estudantes trouxe grande
satisfação.
Camille
conta que sempre teve vergonha de fazer perguntas aos professores e, após a
experiência em sala de aula, tem mais segurança para apresentar seus
questionamentos não só em matemática, mas também nas demais disciplinas do
ensino médio e técnico.
Começou, ainda,
a se interessar por Olimpíadas do Conhecimento, como a OBMEP, e já se prepara
para as provas que pretende fazer. Segundo ela, as questões que antes pareciam
"bichos de sete cabeças", agora são resolvidas com facilidade.
O
"Teorema de Etiene" mudou a vida de Camille e inspirou colegas,
familiares e educadores. Um artigo sobre ele foi publicado na Revista do Professor
de Matemática (RPM), periódico de prestígio entre os profissionais da área.
"É um
teorema bem simples, mas mudou minha visão e a visão de amigos. Foi muito
importante para mim, minha família e amigos. Aproximou mais a turma e isso foi
muito legal", concluiu.
Perguntava
pelo G1 sobre criar um novo projeto, a aluna não hesitou. "Se
tiver oportunidade, por que não?", disse.
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