Enviado pela
Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro
DER-RJ
anunciou retirada de 16 equipamentos instalados em áreas de risco
O
Departamento de Estradas e Rodagem do estado do Rio (DER-RJ) começará a
desligar radares de velocidade instalados em áreas de risco de rodovias
estaduais, em cumprimento à Lei Estadual 7.580/17, de autoria do deputado
Dionísio Lins (PP).
Ao todo, serão retirados 16 equipamentos na antiga rodovia Amaral Peixoto (RJ-104 e RJ-106), entre São Gonçalo e municípios da Região dos Lagos. O anúncio foi feito após cobrança de comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).
Ao todo, serão retirados 16 equipamentos na antiga rodovia Amaral Peixoto (RJ-104 e RJ-106), entre São Gonçalo e municípios da Região dos Lagos. O anúncio foi feito após cobrança de comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).
Presidente
da Comissão de Turismo, o deputado Welberth Rezende (PPS) comemorou a decisão e
lembrou que o cumprimento da Lei foi tema de uma audiência pública realizada no
início de maio. "Fizemos a audiência sobre o número excessivo de radares
nessa rodovia, com a presença do DER, e a partir dela começamos a cobrar o
cumprimento da lei. Enviamos ofício à Polícia Militar solicitando as
informações sobre áreas de risco, que embasaram essa decisão.
Agradecemos à atual gestão do Detro pelo apoio e pela decisão", destacou. Segundo Welberth, o grupo continuará discutindo os radares em rodovias de acesso a regiões turísticas do estado. "O radar tem caráter educativo, não pode estar escondido com o objetivo apenas de arrecadar", completou.
Agradecemos à atual gestão do Detro pelo apoio e pela decisão", destacou. Segundo Welberth, o grupo continuará discutindo os radares em rodovias de acesso a regiões turísticas do estado. "O radar tem caráter educativo, não pode estar escondido com o objetivo apenas de arrecadar", completou.
Autor da lei
e presidente da Comissão de Transportes da Alerj, o deputado Dionísio Lins
afirmou que vai acompanhar o desligamento dos radares anunciados e cobrar a
extensão da medida a outras rodovias. "Não queremos incentivar o
desrespeito às leis de trânsito como o excesso de velocidade e o avanço de
sinal, mas sim colaborar para reduzir o número de vítimas inocentes que acabam
tendo que escolher entre ser roubado ou avançar o pardal e ser multado",
disse o deputado.
Vice-presidente
da Comissão de Turismo e moradora da cidade de Maricá, que tem seu principal
acesso pela rodovia Amaral Peixoto, a deputada Zeidan Lula (PT) também comemorou
a decisão e afirmou que vai continuar cobrando. "É um primeiro passo, mas
apresentamos também outras sugestões, como no caminho para Maricá elevar a
velocidade acima de 60 km e retirar todos os radares de 50 km que foram
instalados esse ano. Queremos acabar com a insegurança para a população e
prejuízo para o turismo, atividade que gera tantos empregos na nossa região",
destacou Zeidan.
Áreas de
risco
Segundo o
DER-RJ, os 16 radares que serão desligados nas duas rodovias foram definidos
com base em informações passadas pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da
Polícia Militar. Presidente do órgão, Uruan Cintra de Andrade afirmou que os
radares serão retirados das rodovias, e que outras estradas estaduais passarão
por análise semelhante com base em dados sobre a violência nas vias.
A Lei
Em vigor desde maio de 2017, a Lei Estadual 7.580 proibiu a instalação de novos
radares em áreas de risco mapeadas e conhecidas por terem grandes índices de
assaltos ou confrontos armados. A mesma lei também determinou a realização de
estudos para a retirada gradual de radares já instalados que se encontrem em
áreas de risco.
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