O MPRJ implacável com empresas corruptoras, e a ironia do destino

Ação proposta pelo MPRJ partiu de representação minha e do então vereador Ricardo Aguiar, em março de 2013



Por ironia do destino, em março de 2017 o ex-vereador estava prestigiando a inauguração portentosa do mercado São José, com direito a pose fotográfica com o proprietário do empreendimento que já estava em vias de ser denunciado pelo Ministério Público, sendo este mesmo cidadão Ricardo Aguiar um dos responsáveis pela representação que sem dúvidas colocará tanto o São José como o São Matheus em grandes dificuldades.

O objeto da denúncia se encontra nas compras superfaturadas e irregulares efetuadas pela secretaria de saúde entre 2011 e 2012 que estavam vigentes ainda no início de 2013, foi o então vereador Ricardo Aguiar quem conseguiu uma cópia da relação de pagamentos, com o detalhamento dos valores e produtos.



Eu cuidei de obter cópias das atas dos pregões, e percorrer o comercio local para realizar um minucioso comparativo de preços, onde inclusive utilizei os encartes dos próprios mercados-réus para demonstrar ao Ministério Público que eles vendiam para a prefeitura com valores acima do que eles disponibilizavam em suas próprias gôndolas.

O descaramento com a coisa pública foi tamanho, que além dos valores gritantemente superfaturados, ainda foram encontrados itens fornecidos e pagos que não constavam nas atas dos pregões de registros de preços, isso mesmo, a esculhambação com o erário chegou ao ponto dos santos-superfaturadores venderem produtos que sequer foram licitados.

O Ministério Público ainda identificou que os dois mercados-réus celebraram inúmeros pregões entre 2011 e 2014, o que soterra por completo o princípio da isonomia de condições prevista nos processos licitatórios, além de jogar para escanteio o princípio da economicidade, haja visto que os valores praticados nos contratos eram muito superiores aos das prateleiras das mesmas empresas.


Clique na imagem e relembre a reportagem-denúncia

Na ocasião em que elaborava a representação ao MPRJ, eu como opositor ao governo fiz questão de me IDENTIFICAR no documento e torna-lo público neste blog, para que toda sociedade tivesse conhecimento do que estávamos encontrando no submundo do governo-arma-Branca.

Isso se deve ao respeito que qualquer comunicador e ativista político deve estabelecer com a opinião pública, eu exercia uma oposição responsável com a sociedade, diferente que se vê atualmente com um bando de oportunistas propagando uma onda denuncista sem apresentarem absolutamente nenhum fato documentado ou cabalmente comprovado.

Eu jamais fiz “selfies” em frente ao MPRJ para me promover diante da opinião pública, eu disponibilizava o inteiro teor das representações que eu fundamentava e com os respectivos registros dos protocolos do órgão acionado, sendo certo que para realizar abordagens sobre administração pública, o respeito e responsabilidade com os leitores é fundamental.

Comentários