Blog do Frederico TV: Itabapoana recua, mas volume de chuvas no Caparaó pode transborda-lo ao longo da semana

Nível do rio abaixou em mais de dez centímetros entre 13:30h e 17:15H de 04/12



Informações atualizadas diretas do Parque Nacional do Caparaó, deve reforçar o alerta da Defesa Civil

Os principais pontos que devem ser monitorados são as bacias dos rios Preto e Caparaó, localizados dentro do Parque Nacional do Caparaó, e que são os dois maiores afluentes, e que causam mais impactos por ser eles os formadores da bacia do rio Itabapoana.

Abaixo segue mensagem do diretor do PARNA Caparaó, recebida as 18:34 h de 04/12/2017.

“Fred aquele cenário da cachoeira no Rio preto lá na serra já era! A água está muito maior, então ainda tem muita água para descer a bacia.

Na bacia do rio Preto no mês de novembro todo choveu 300 e poucos mililitros, só em dezembro do dia 1º até agora (04/12) choveu 260 mm.

No rio Caparaó de 1º até agora (04/12) 300 mm. Ou seja, muita água nas cabeceiras de dois tributários formadores do Itabapoana.”


Em contato com o secretário municipal e segurança pública e defesa civil, o mesmo informa o seguinte:

Que já estão cientes da situação climática da região do Caparaó, e seus possíveis impactos em BJI.

Disponibilizou os telefones do coordenador de defesa civil, sargento CBMERJ Júnior, incluindo celular pessoal para atendimentos emergenciais.

A secretaria de educação já foi oficiada para disponibilizar escolas para qualquer eventualidade, e que já está de prontidão para uma possível necessidade.

A secretaria de obras também já está de prontidão, disponibilizando estrutura de caminhões e pessoal para eventual necessidade de mudanças de desalojados ou desabrigados.

O secretário Jonas Grillo ainda informou que na terça-feira (05\12) fará uma revisão geral em todos os procedimentos que fazem parte do plano de contingenciamento emergencial, para que tudo esteja pronto para funcionar caso necessário.

Ele encerra sua participação na expectativa de não precisar de entrar em ação com o plano de contingenciamento emergencial.

Comentários