Blog do Frederico TV: Afluentes do Itabapoana no Caparaó sugerem alerta máximo sobre possibilidade de inundações

Diretor do Parque Nacional do Caparaó alerta aos municípios que se localizam na jusante do rio Itabapoana



O bom-jesuense Anderson Nascimento que dirige o parque federal, publicou em seu Facebook imagens em fotos e vídeos dos afluentes do rio Itabapoana que se localizam no interior da reserva, alertando sobre o grande volume de água que se encontram.

A seguir reproduzo a publicação do diretor Nascimento, postada no dia 02 de dezembro:

“Águas da Quebrada da Serra rolando em grande volume nestes dias tão chuvosos. Ao mesmo tempo que agradecemos a riqueza, a abundância das águas produzidas no Caparaó, também ficamos preocupados com as calamidades nas partes mais baixas das bacias.

No caso das fotos, do Rio Itabapoana que tem suas nascentes aqui no Caparaó.

A devastação ambiental em nível crítico desta importante bacia federal (MG/ES/RJ) gerada pelo modelo irracional e ganancioso de uso e ocupação do solo, tanto no rural como no urbano, tornaram o Rio Itabapoana uma "vala" de escoamento de águas naturais e servidas (esgoto mesmo) para o oceano, sem as matas nas cabeceiras e nas zonas de recarga toda essa abundância de água não infiltra no solo, não alimenta o ciclo das águas e vai tudo parar no leito rio, cada dia mais assoreado e contaminado.

Enchentes e outras calamidades relacionadas as chuvas que normalmente ocorrem nesta época do ano são infelizmente consequências naturais, previsíveis reflexos do desleixo ambiental que assola a nossa sociedade.”

Anderson Nascimento – bom-jesuense que faz a diferença! 
Diretor Geral do Parque Nacional do Caparaó/MG-ES




Em Bom Jesus do Norte

Residências ribeirinhas do bairro Silvana já se encontram sob ameaça de inundação, conforme imagens registradas no final da tarde de 03/12/2017.

Defesa Civil de Bom Jesus do Norte deve ficar sob alerta, a situação pode exigir que se coloque em prática um plano emergencial para atender qualquer ocorrência climática, o rio está bem cheio para a cota de transbordo da margem capixaba.

Em Bom Jesus do Itabapoana

O rio se aproxima do limite da cota de transbordo, podendo inundar algumas ruas no bairro Sebastião Pimentel Marques, com a Defesa Civil emitindo alerta de possibilidade de enchentes.

Comentários