Alarmismo sobre barragem de Calheiros é falácia que rende audiência

Veicular reportagens sobre possíveis “catástrofes”, requer extrema RESPONSABILIDADE e profunda CHECAGEM




As próprias imagens postadas pelo “jornalista” Adilson Ribeiro já o condenam, em que essas proporcionam que um leigo atento constate que ele está promovendo um alarmismo irresponsável com os bom-jesuenses, ao anunciar uma esperada “catástrofe” com a possível ruptura da barragem do 2º distrito, basta observar no canto esquerdo da imagem que a água do rio está passando tranquilamente por cima da represa.


A estrutura de concreto onde ele indica o “vazamento” que resultará em “catástrofe” se chama “tomada d’água”, local onde a parte do rio que é represado se desvia pelo túnel que alimenta as turbinas da PCH, podendo qualquer um chegar a óbvia conclusão que não há água do rio Itabapoana represada pela barragem suficiente a ponto de exercer tamanha pressão que destruiria a represa, por consequência inundando toda Bom Jesus do Itabapoana. Ridículo!

Vamos considerar a hipótese que de fato a barragem de Calheiros esteja prestes a romper, mesmo assim não haveria a menor possibilidade de qualquer catástrofe, pelo fato desta represa ser da modalidade “fio d’água” tendo ela pouco mais de dez metros de altura, e sua hipotética ruptura sequer refletiria na Barra do Pirapetinga, quanto mais em Bom Jesus do Itabapoana.


Por diversas ocasiões alguns amigos me sugeriram que eu providenciasse uma carteira de “jornalista”, e jamais me interessei por isso, ainda mais quando observo que o nível dos “jornalistas-de-carteirinha” de nossa região não passa do volume morto.

Comentários