Blog do Frederico TV: Em Natividade, um temporal denuncia brutal degradação ambiental

Trinta minutos de intenso temporal provocou um autêntico mar de lama


Assista a reportagem no vídeo acima
Com imagens do internauta Raphael Frias - via Facebook

Natividade é um dos municípios mais castigados nas temporadas de fortes chuvas, muito por suas características geográficas e históricas, se localizando em uma região de vales montanhosos, e com seu principal núcleo urbano foi construído muito próximo as margens do rio Carangola.

Aliada as características que tornam o aprazível município tão vulnerável as intempéries do clima, está a degradação ambiental decorrente das agressões humanas, e na inércia de governo e sociedade de se mobilizar dentro do contexto ambiental para sanar questões como esta apresentada neste vídeo, registrado pelo internauta Raphael Frias.

Não se pode mais se resignar com o discurso que obras de contenções de encostas são de elevado custo, e as prefeituras não dispõe de recursos de tal relevância, diante desta realidade de fato, partimos para as técnicas da engenharia ambiental para estancar-se da lama derramada a cada temporal.

O volume de lama que desce de uma encosta logo na chegada de Natividade, sem dúvidas que agride brutalmente o rio Carangola, que está a poucos metros do local da “sangria”, quanto mais lama desce no Carangola, mais ocorrências de transbordo haverão.



Existem soluções simples que tem poder de conter todo este lamaçal, sem a necessidade de empreender tanto recurso financeiro, muita matéria orgânica que é descarta dos serviços de jardinagem poderiam resolver muitos problemas de sedimentação de solo.

Talvez o problema está justamente em resolver um enorme problema, com uma solução extremamente simples e primária.

Comentários