Blog do Frederico TV: “Caminhos da roça BJI” chega ao Arraial Novo

Nossa fronteira agrícola se destaca com técnica pioneira na produção cafeeira de montanha



Nesta edição do “Caminhos da roça BJI” temos uma das regiões mais ricas na produção de café arábica no estado do Rio de Janeiro, distante da sede do município a aproximadamente 40 km, temos nesta comunidade fronteiriça com Varre-Sai uma Bom Jesus que poucos bom-jesuenses conhecem.

Talvez seja a região com maior preservação dos hábitos de vida de povos tradicionais da zona rural, além de termos diversas famílias italianas que mantém muitos dos costumes e tradições de seus antepassados europeus.

A viagem ao Arraial Novo desta edição do “Caminhos da roça BJI” começa na serra do Cachoeirão, tendo como ponto de partida a capela de São Geraldo.

A região faz parte do maior polo produtor de café do estado do Rio de Janeiro, junto com o município fronteiriço de Varre-Sai fazendo com que tenhamos um cenário distinto das demais regiões rurais de Bom Jesus do Itabapoana.

A força da produção cafeeira baseada na agricultura familiar, chegou a ser destaque no Globo Rural, em junho de 2014, ao utilizar de forma pioneira a técnica de preparo da área produtiva.

Comentários