Blog do Frederico TV: Aero Clube - Transtornos no presente, expectativa no futuro e áurea no passado

Imóvel abandonado no centro da cidade é alvo de sentimentos e reações difusas



Vereador Fabrício Cadei solicita ao executivo sobre a possibilidade de intervir em vistoria no interior e entorno do imóvel, pelo risco de termos no local o ambiente propício para hospedar diversos vetores, como ratos e mosquitos, principalmente o Aedes Aegypt.

O parlamentar também pede uma vistoria na estrutura do imóvel, visando evitar qualquer intempérie contra vizinhos e transeuntes que passam pelo local.

O imóvel foi leiloado para pagamento de dívidas trabalhistas nos idos de 2011 ou 2012, na época muito se comentou sobre a lisura do leilão por supostamente não haver divulgação do mesmo, e o valor arrematado não representaria 25% do que realmente vale o imóvel.

Há de se questionar se existem dívidas de IPTU devidas pelo imóvel a prefeitura, se os valores devidos seriam inferiores ou superiores as dívidas trabalhistas, se o município negociou o pagamento parcelado, se o governo anterior se negligenciou com o processo do imóvel, ou até mesmo se houve algum perdão-suspeito, como os muitos detectados pelo TCE-RJ, onde em um só processo são mais de R$ 3 milhões a serem devolvidos.

O imóvel histórico também é objeto de um inquérito na Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, que demanda sobre o seu tombamento em representação do líder comunitário André Luís Oliveira em maio de 2015, que se norteou pela previsão de preservação por força de lei do prédio no Plano Diretor do município.


Ao que tudo indica o Ministério Púbico acolheu a representação popular sobre o imóvel, e deu andamento ao inquérito civil a respeito, tanto que foi noticiado em março de 2017 que o atual governo já foi notificado pelo MPRJ sobre o andamento do processo de tombamento.

Enquanto o presente do Aero Clube se pauta pelo abandono e o risco ofertados à saúde pública, e o futuro tramita na esfera judicial, nos resignamos a reportar ao passado áureo deste patrimônio histórico da sociedade bom-jesuense.

Comentários