Blog do Frederico TV: Fórum Municipal de Saúde confirma a relevância do PLANEJAMENTO debatido

Evento foi realizado no Clube da Terceira Idade, em 28 de julho de 2017, que contou com expressivo público em diversas representações da sociedade civil e organizada bom-jesuense

O Fórum Municipal de Saúde tem como objetivo elaborar as diretrizes do Plano Municipal de Saúde, além da realização da eleição da nova composição do Conselho Municipal de Saúde.

Pela primeira vez secretaria de saúde elabora seu próprio PPA (Plano Plurianual), onde foi debatido todos os setores da saúde pública com planos e metas a serem alcançadas entre 2018 e 2021.

Até 2015 a secretaria municipal de saúde realizava a “Conferência Municipal de Saúde”, que era realizada na mesma época da Conferência Estadual de Saúde, que eram realizadas a cada dois anos, porém sem traçar metas específicas.
A realização da Conferência de Saúde em Bom Jesus do Itabapoana se justificava até o ano de 2014, onde a gestão SUS era na modalidade COMPARTILHADA, no caso com o Estado.


A partir de então o sistema de gestão SUS em BJI passou para gestão PLENA com total independência do município no gerenciamento dos recursos do Fundo Municipal de Saúde, o que também não impedia do município elaborar seu Plano Plurianual (PPA) antes.
Depois da cerimônia de abertura do evento, com pronunciamentos do prefeito Roberto Tatu e do secretário Pedro Renato na leitura do regimento do Fórum, formaram-se quatro grupos de discussões que conduziram as plenárias

Depois dos debates, formulou-se um relatório sobre todos os temas com as respectivas propostas sugeridas, que foram votadas e aprovadas pelos presentes, com este relatório sendo submetido ao Conselho Municipal de Saúde em sua próxima reunião para deliberação

Comentários