Parque Municipal Natural Sabiá Laranjeira – Do desprezo perene à eficiente atenção que concretiza objetivos

Unidade de Conservação Ambiental criada em 2002, foi cedida ao município em 2014 e somente em 2017 este valioso patrimônio público tem seu potencial reconhecido e zelado pelo poder público


As ações de organização do plano de manejo do parque ecológico, e os cuidados que o setor ambiental do município vem dispensando ao mesmo, torna realidade o que até bem pouco tempo era apenas um sonho distante de termos em Bom Jesus do Itabapoana, uma área de preservação ambiental plenamente estruturada, para diversas atividades que resultarão no desenvolvimento econômico e social de nossa região serrana.

Além da secretaria de meio ambiente, agricultura e recursos hídricos, também participam do processo de ativação do Parque Municipal Natural Sabiá Laranjeira, o Instituto Federal Fluminense Campus BJI e a EMATER, conforme informe oficial do departamento de comunicação da PMBJI que segue no texto abaixo.


“A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos e em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e da EMATER-RIO de Bom Jesus do Itabapoana/RJ, está comprometida a adotar cuidados especiais com o Parque Municipal Natural Sabiá Laranjeira.

Criado em 23 de Maio de 2002, a partir da lei Nº 681, através de doação realizada pela empresa ROSAL ENERGIA S/A, responsável pela UHE ROSAL, o parque possui aproximadamente 93,33 hectares, e está localizado na região de Volta Grande e Piedade, a 16 km da sede do Distrito e a 56 km do Centro do Município.

A área faz parte de uma categoria de unidade de conservação de proteção integral, criado pela Lei Federal nº 9.985 de 18/07/00, conhecida como “Lei do SNUC” (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), objetivando primordialmente a proteção da biodiversidade, recreação, pesquisa, interpretação, educação ambiental e o uso turístico de base sustentável.


Um plano de gestão, fiscalização e patrulhamento emergencial, está em vigor, até que seja concluído, o Plano de Manejo para a Unidade.
Várias visitas técnicas já foram realizadas, além de mutirões de limpeza e recuperação da estrada, até a sede do parque.

Em fevereiro de 2017, o Prefeito Roberto Tatu, acompanhado do Vice-Prefeito, Paulo Sérgio Cyrillo, do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos, Evaldo Gonçalves Júnior e da equipe técnica envolvida nesse projeto, visitou o local, e destacou que “o parque possui um grande potencial, que não pode ser desperdiçado”.


Na noite do dia (26/04) foi realizada uma reunião, com os moradores do distrito e entorno do parque, para realização do diagnóstico participativo.

De acordo com Daniele de Alvarenga Ferreira, Chefe do Setor de Recursos Hídricos o diagnóstico realizado, vai contribuir com a estruturação do plano de manejo, que tem por objetivo a obtenção de recursos a ser destinado, à infraestrutura e assim, permitir a abertura do Parque Natural Sabiá Laranjeira, para visitação.”

Comentários