Vícios do passado que ainda rondam a máquina pública

Empresário publica grave denúncia em sua rede social contra outro empresário, prefeito Roberto Tatu já acionou o Controlador Interno do município a pedido do secretário de meio ambiente, Evaldo Gonçalves


O empresário Custódio Netto, proprietário da empresa Nettin Para brisas, publicou em sua página no Facebook um comunicado direcionado a secretaria de meio ambiente, agricultura e recursos hídricos e aos contribuintes sobre um fato ocorrido entre ele e a empresa denominada como Tigrão Som Car (Aqui).

A secretaria de meio ambiente havia convidado a empresa Nettin Para brisas para prestação de serviço de consulta técnica e orçamento, visando realizar a manutenção dos vidros para brisas de duas máquinas da prefeitura, para as mesmas retornarem para suas atividades na zona rural, ocasião a qual o empresário havia convidado a empresa Tigrão Som Car para ser o representante legal do atendimento a prefeitura, muito provavelmente por questões burocráticas.

Ocorre que a empresa Tigrão Som Car não teria cumprido tanto com o acordo com a Nettin Para brisas, como na intenção da execução do serviço, a qual o primeiro o acusa dele adulterar o orçamento ao retirar os itens laminados de segurança que pretendia atender a prefeitura.

Segundo informações obtidas é que o proprietário da empresa Tigrão havia dito ao Custódio Netto que desistiria de atender a prefeitura nesta empreitada, sendo que ele teria na verdade é negociado com outro fornecedor que atenderia a demanda no lugar da empresa Nettin Para brisas, com o agravante da possível adulteração do projeto a ser executado com ausência dos referidos itens, que supostamente seria cobrado da prefeitura.



A prefeitura ainda não pagou pelo serviço, as peças estão encomendadas com previsão de chegada na semana que vem, onde será apurado se o que vai chegar para ser instalado nas máquinas, está dentro daquilo que foi proposto no projeto do orçamento da consulta técnica, com a respectiva relação de peças com todos os itens necessários.

Com a repercussão do fato nas redes sociais, tão logo assim o prefeito Roberto Tatu tomou conhecimento da polêmica, ele acionou imediatamente o Controlador Interno do município, Dr. Thiago Motta, para que se apure os fatos denunciados, inclusive comunicando oficialmente no site da prefeitura sobre o fato e as medidas tomadas (Aqui).

Este episódio aponta que o atual governo terá que ter muita atenção em processos e contratações envolvendo determinadas empresas, principalmente aquelas que sempre estiveram no centro dos muitos escândalos do governo passado, não obstante, a atitude do chefe do executivo em determinar a apuração rigorosa dos fatos e com a preocupação em tornar público o ato administrativo, pode fazer com que casos como esses sejam evitados no futuro.



Tanto a atitude do empresário em denunciar o grave fato, como do prefeito em determinar que o controlador interno apurasse com rigor o que foi denunciado, representa um enorme avanço para a moralização do poder público municipal, principalmente pela participação do empresário Custódio Netto em não se intimidar e tornar público aquilo que entendeu como ilícito.

A muito pouco tempo atrás, um fato desses por mais que fosse repercutido nas redes sociais e nos blogs, o governo passado jamais tomaria a atitude tomada pelo atual governo, e muito menos teríamos um empresário disposto e externar o suposto desvio em público dando satisfação aos contribuintes sobre o ocorrido.

Comentários