Quanto vale um clique e uma pose fotográfica no drama alheio?

A escassez de conteúdo jornalístico associado ao excesso de publicidade oportunista, extrapola os limites da falta de respeito com a vida humana, onde se exibe uma paciente que inspira muitos cuidados como se fosse um troféu midiático. Sensacionalismo tem limites!


Até concordo que seja importante noticiar um fato como esta operação, até para a população ter conhecimento do alcance de determinado atendimento que o Estado nos oferece, mas somente para informar e registrar, e não fazer de uma publicação como mera peça publicitária para uma legião de vaidosos-midiáticos.

Como se fosse pouco noticiar coisas bizarras como o chefe do Detran, que deixou o carteado-do-Santa-Rosa para posar de “representante do governo do Estado”, a publicação ainda mergulha no jornalismo-marrom e sem ética ao exibir como troféu para o próximo-milhão-de-acesso uma fotografia da paciente toda paramentada na ambulância cercada de papagaios-de-pirata, uma total falta de respeito com a imagem alheia, ainda mais nas condições em que a mesma foi exposta.



Um detalhe me despertou a atenção nesta publicação sobre a transferência de uma paciente em uma aeronave do Corpo de Bombeiros, me fazendo recordar que situação idêntica ocorreu em passado recente, e as publicações do mesmo blog veiculadas em dois contextos diferentes.

Na publicação sobre a transferência aérea do passado recente, o protagonismo das ações da operação se concentrou toda no secretário de saúde sua equipe, já na publicação da ocorrência de 2017, a secretaria de saúde sequer é mencionada, dando a entender que não houve nenhuma participação do Poder executivo, que gera inquietantes indagações.



Se uma operação desta natureza pode ser realizada sem a participação da secretaria de saúde como esta de 2017, é um indicador que a publicação do passado recente sobre o mesmo tema pode ter sido manipulada para promover a imagem o ex-secretário de saúde e pré-candidato a prefeito na época.

Ou se uma operação desta natureza somente se concretiza com a participação direta da secretaria de saúde, o blog sabujo então poderia ter omitido esta informação para boicotar o atual governo.

Comentários

  1. E outra pergunta que não quer calar. Qual o motivo do blog sabujo postar quase todos os dias notícias de São João da Barra? Talvez fosse melhor transferir o blog pra lá. Vale lembrar que o vulgo vereador como diz o blog representando o governo do estado, governo este de pessoas de má índole, de ladrões, de corruptos, que deixam milhares de país de famílias passando necessidades, sem seus pagamentos. Governo de FDPs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário