“Gradativamente a máquina operacional será reestruturada” – Vinícius Borges, secretário de obras, transportes e serviços públicos

Vinte de três dias depois de assumir a secretaria de maior complexidade, e também a em mais avançado estado de sucateamento, o secretário Vinícius Borges concedeu uma breve entrevista no gabinete do prefeito Roberto Tatu


Na ocasião tivemos a oportunidade de conversarmos sobre os pontos cruciais para o funcionamento da secretaria de obras, a situação que ele encontrou sem a menor infraestrutura para coleta de lixo e limpeza urbana, as contenções de gastos, a reestruturação da máquina operacional e a obtenção da confiança dos servidores lotados no setor.

Limpeza urbana e coleta de lixo

O secretário se mostrou atento nas deficiências do serviço, tendo ele junto com o prefeito que montar uma estrutura mínima em caráter emergencial, com a empresa LJ & M Construções, para os serviços de coleta de lixo e limpeza urbana, faltando ainda estruturar a equipe direcionada exclusivamente para a remoção de entulhos, o que segundo o secretário ocorrerá nas próximas semanas.

Ele concluiu informando que já promoveu dois mutirões em comunidades periféricas, e que no momento ele está com uma equipe dedicada exclusivamente na limpeza do cemitério, que se encontra em estado precário a meses.

Perspectiva de futuros investimentos como resultado do controle de gastos

Segundo me relatou o secretário, a redução dos gastos de combustíveis chegará praticamente pela metade do que se gastava em média até dezembro de 2016, mesmo com a perspectiva de incremento no atendimento ao público, as possibilidades de gastos se mostrarão com diferença abissal, fruto do rígido controle de abastecimento a qual ele vem monitorando.

Ele salientou que o montante economizado no controle de abastecimento da frota, e de manutenção da mesma, ele poderá planejar a reestruturação da secretaria de obras, além de restituir medidas que beneficie e estimule os servidores.

Auxílio do governo do Estado com maquinário pesado

Perguntado sobre o estado de funcionamento da moto-niveladora da secretaria de obras, ele informou que a mesma se encontra em funcionamento, com o prefeito participando da resposta com a notícia de que o secretário estadual de agricultura, Cristino Áureo, irá disponibilizar diversas máquinas para manutenção das estradas vicinais.

Tanto o prefeito como o secretário não informaram quantas máquinas virão para Bom Jesus do Itabapoana, eles informaram que o convênio terá duração inicial de sessenta dias, podendo ser estendido por igual período.

Em busca do melhor entrosamento possível com os servidores da secretaria de obras

O secretário apesar de bastante jovem, demonstrou conhecimento de que ele está comandando um dos setores com maior concentração de veteranos da máquina pública municipal, muitos dos servidores do quadro efetivo têm vasta experiência em determinados setores, por atuarem nestes por décadas, e ele sabe que também por ser um novato no meio de veteranos, a desconfiança é líquida e certa.

Ele comentou por exemplo sobre a suspensão temporária do fornecimento do café da manhã na secretaria, pelo fato da licitação anterior ter se encerrado em dezembro, garantindo ele que está providenciando uma compra emergencial, para não ter que esperar a tramitação de um processo licitatório, com a cotação dos valores a ser efetuada nos próximos dias.


O secretário Vinícius Borges tem ciência de que se a equipe de trabalho da secretaria de obras não estiver estimulada, e principalmente confiar no secretário e demais diretores, suas ações de reestruturação não terão o efeito esperado, e ele se mostrou paciente para conhecer melhor e conquistar a confiança plena de sua equipe de trabalho, assim como ele sabe que há resistência inicial de alguns, por outro lado ele já conta também com apoio de outros.

Comentários