Algumas informações sobre a Febre Amarela

Grande parte da população está apreensiva com a disseminação da Febre Amarela em cidades mineiras fronteiriças com o estado do Espírito Santo, infelizmente alguns veículos de comunicação optaram em turbinar suas audiências explorando o sensacionalismo irresponsável com problema de tamanha complexidade


Para população bom-jesuense é importante salientar que em nossa região noroeste fluminense não há nenhum município considerado em situação de risco de propagação da doença, lembrando sempre que a Febre Amarela que está se propagando em Minas Gerais é a SILVESTRE, transmitida por diversos tipos de mosquitos hematófagos, portanto a existência de risco é quem frequenta regiões rurais, onde há concentração e depredação de florestas.

Todos os casos registrados e confirmados em Minas Gerais, o até agora único caso confirmado e os casos suspeitos no Espírito Santo, foram de pessoas que se contaminaram na zona rural, e por se tratar da Febre Amarela SILVESTRE, e não urbana, tão eficaz como a vacina é o uso de repelentes para quem reside, vai visitar ou viajar para localidades rurais.

A distribuição de vacinas pela secretaria estadual de saúde aos municípios estaria sendo feita em remessas por lotes, onde estava prevista a chegada de um segundo lote de vacinas em Bom Jesus do Itabapoana nesta semana.

Importante salientar que em tese, a prioridade de atendimento na vacinação contra Febre Amarela se concentra em pessoas que estão com viagem agendada para locais considerados de risco, e para os que vivem e frequentam localidades rurais, mas a princípio não há um mecanismo que faça direcionar as vacinas para este público alvo, dependendo somente da conscientização da sociedade sobre as situações em que se fazem realmente necessárias em ser vacinados.


Clique na imagem e amplie

A vacina contra a Febre Amarela que está sendo disponibilizada pelo sistema de saúde, tem restrições para alguns casos, como em gestantes e recém nascidos que estão em fase de início do esquema de vacinação, a vacina contra Febre Amarela tem sérias incompatibilidades com as vacinas tríplice viral e tetra viral, ficando determinado que não se pode tomar todas essas vacinas ao mesmo tempo.



Em alguns municípios do Espírito Santo, moradores tem atacado macacos que frequentam as proximidades das residências pensando que os primatas são transmissores da Febre Amarela, no entanto eles não transmitem em hipótese alguma, eles são tão vítimas quantos nós, com o detalhe que eles têm fundamental importância na prevenção, pois são sempre os primatas os primeiros infectados dando oportunidade ao homem de se alertar e prevenir.

No presente momento não há motivo para alarmismos, ou correria na secretaria de saúde em busca da vacina de maneira indiscriminada, existem meios de prevenção como os acima elencados, no caso do uso de repelentes na zona rural, as fontes oficiais de informação é o melhor meio de termos conhecimento da real situação vivida, buscando sempre se informar e repercutir com responsabilidade.



Clicando aqui você acessa a página da Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana no Facebook

Você também pode ligar para a Secretaria Municipal de Saúde para melhores esclarecimentos nos telefones informados na imagem abaixo:


Comentários

  1. Excelente post. Existem reportagens sensacionalista colocando a população desesperada desnecessariamente. Prevenção e calma são necessárias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário