Saúde municipal à deriva

Na sessão legislativa de 29-08-2013 o vereador Moacir Almeida, que é o presidente da comissão permanente de saúde da câmara, fez duras críticas contra a condução da secretaria de saúde em sua interminável crise gerencial, pois já se passaram trinta dias sob nova direção e a sociedade ainda não conseguiu ter uma mínima percepção de melhora. Muito pelo contrário o que caiu no colo do novo secretário de saúde, meu amigo Paulo Guerra, foi uma espinhosa Comissão Especial de Inquérito que projeta uma ampla devassa nos processos de aquisição de medicamentos por determinação judicial a partir do inicio de 2009.


E até o momento o secretário não conseguiu amenizar a turbulência política/administrativa, primeiro tropeçando com a decisão em suspender o fornecimento de combustível para a APAE e para o Hospital São Vicente de Paulo, depois com o caso do paciente de foi removido de Carabuçu até o hospital na carroceria de uma camionete conforme noticiado na semana passada aqui no blog. E para agravar a situação setores da secretaria de saúde estariam propagando a informação de que as investigações da comissão investigadora estaria impedindo o governo de adquirir medicamentos por decisões judiciais, que foi duramente rechaçado tanto pelo vereador Moacir Almeida, quanto pelo vereador Paulo R. Pimentel no aparte concedido.


E o que despertou a indignação nos vereadores com a suspensão do fornecimento de combustível para a APAE e para o hospital foi o fato do amigo Ésio, motorista do hospital, se fazer presente da câmara antes da sessão fazendo um apelo aos vereadores pela situação relatada. No encerramento de seu pronunciamento o vereador Moacir relatou o caso, mas concluiu o pronunciamento informando que o líder do governo Sérgio Crizóstomo ligara para a prefeita sobre essa situação e que a mesma se comprometera com seu líder no parlamento de que a partir de amanhã restabeleceria o fornecimento de combustível, tanto para a APAE, como para o hospital.


Então de acordo com o pronunciamento do vereador Moacir Almeida, a prefeita atropelou a autoridade do secretário de saúde, meu amigo Paulo Guerra, e decidiu com seu líder na câmara que retornaria com o fornecimento de combustível. Para quem chegou com a famosa “carta branca” na pasta da saúde, chegando a afastar a até então “inafastável” Enfermeira Cláudia, levar um toco desses certamente me levaria a uma profunda reflexão do tamanho do furo da nau que embarquei.

Comentários