É ASSIM QUE SE FAZ


Nesta terça feira, 05 de fevereiro de 2013 o vereador Ricardo Aguiar deu duas demonstrações de como deve agir um vereador independente em caso de contribuintes com problemas no atendimento na saúde pública municipal, são dois casos acompanhados pelo vereador que em ambas as situações ele foi preciso e exemplar para seus pares terem uma referencia de conduta parlamentar.

_________________________________________________________________________________

O primeiro caso reporta a uma contribuinte que procurou o vereador em dezembro de 2012 para relatar que tem um problema de saúde em que cada aplicação de seu tratamento tem um valor altíssimo e totalmente fora da realidade da cidadã em questão, e que esta já havia procurado a secretaria municipal de saúde sem lograr êxito em sua reivindicação. Mas a Constituição Federal determina que todo cidadão tem o direito ao acesso amplo e irrestrito ao serviço público de saúde, e com base nessa premissa o vereador Ricardo Aguiar auxiliou a cidadã levando-a até o Ministério Público para fazer a devida representação contra o município. E hoje, dia 05 de fevereiro de 2013 o MPRJ se manifestou com a determinação de que o município iniciasse o tratamento da paciente no prazo de dez dias sujeito a multa pessoal aos gestores públicos em caso de descumprimento da determinação.

O segundo caso se refere a um paciente com câncer que precisa de ir ao Rio de Janeiro para realizar seu tratamento, este também recorreu à secretaria de saúde também sem lograr êxito em sua reivindicação. E este também procurou o vereador Ricardo Aguiar para auxilia-lo nessa questão, e o nobre parlamentar foi até o departamento responsável pelo controle de transportes de pacientes e a servidora responsável pelo setor categoricamente negou o serviço alegando a indisponibilidade de veículos para o transporte  reivindicado pelo vereador. E este não se deu por satisfeito e foi atrás de uma instancia superior na própria secretaria, e por coincidência ele se deparou com o vice prefeito chegando na citada secretaria, e que no mesmo momento chegou a secretária de saúde, que ao ouvir o questionamento do vereador esta garantiu e autorizou naquele momento o transporte do paciente na data determinada pelo tratamento. E o questionamento dele é que há um notório uso indevido dos veículos da secretaria de saúde por alguns servidores

Seria muito mais cômodo o vereador Ricardo Aguiar fazer um acordo com o governo, votar tudo de interesse do governo e este se beneficiar com o privilégio conquistado com o governo para equacionar demandas de seus eleitores, como acontece com vereadores veteranos que temos e está para começar a acontecer com alguns novos vereadores. Mas ele optou pela independência legislativa e resolver as demandas dos cidadãos bom-jesuense pelas vias da legitimidade, buscando sempre as instituições democráticas para atender a população. Fica o exemplo de que um vereador ao se deparar com um paciente necessitado de transporte ele não precisa colocar o paciente em seu carro, e sim cobrar institucionalmente do poder executivo, esse é o papel fiscalizador e social legítimo que um vereador pode prestar à sociedade.

____________________________________________________________________________


O vídeo e as imagens que compõe essa matéria foram registrados no domingo passado, dia 03 de fevereiro de 2013 por volta das 18:00h em que o motorista da prefeitura conduzia esse veículo com camiseta sem mangas, bermuda e chinelo, ele estava acompanhado da esposa e do filho. Esse servidor reside em um município vizinho a Bom Jesus do Itabapoana. Em vez da prefeitura pagar o vale transporte previsto por lei em casos como este, o governo deixa o veículo da prefeitura com o servidor, se caso ele abasteceu o veículo para alguma viajem na segunda feira (04-02) ele deveria deixar o veículo abastecido na sexta feira (01-02) de guardado o carro no local de responsabilidade do governo.

Comentários

  1. Por favor, me tire duas dúvidas: Esse veículo pertence ao Executivo ou ao Legislativo? A placa é 002 e, se eu não estiver enganado, pela numeração o veículo em questão pertence ao Legislativo (Câmara Municipal).

    Segunda dúvida: Se o veiculo pertence a Câmara Municipal (Legislativo) o que um SERVIDOR DO EXECUTIVO está fazendo "ao volante" desse veículo uma vez que os MOTORISTAS CEDIDOS DO EXECUTIVO PARA O LEGISLATIVO foram "devolvidos" ao Executivo a partir de 01/01/2013? Haveria a possibilidade de você esclarecer esse "mistério"?

    ResponderExcluir
  2. Esse veículo apesar da placa "002" pertence à secretaria municipal de saúde, ao menos é o que está identificado na placa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário