Eu e a família Motta

Miguel Motta, Moreno Barbeiro e Patané

Depois de quase vinte meses de enfrentamento político e jornalístico praticado tanto blog como nas incursões no MP, muita gente ainda me questiona sempre se eu tenho algo contra  a família Motta. E sempre afirmo que não, pelo contrário, sou admirador de muitos personagens dessa família no qual tenho laços históricos de relacionamento de minha família e a família Motta.  Abaixo vou relatar a origem do relacionamento entre minha família e a família Motta, e diga-se de passagem que nem todos os homens públicos dessa família são questionáveis como o nosso “Double trouble”.

____________________________________________________________________________

Domingo no Parque

Moreno cortando o cabelo do Senhor Lauro Motta
Essa história se iniciou com o próprio nascimento de meu pai, que foi justamente na Fazenda Matinhos, de propriedade do Senhor Lauro da Silva Motta que casado com Dona Dora teve os filhos Fernando, Antônio Manuel, Claudio (Catita), Laurinho, Ronaldo e Ana Maria. E meu pai criado como um dos filhos do senhor Lauro, tamanho o apreço deste pela família de meu pai, que viveu ali até os dezesseis anos, indo depois para Carabuçu e finalmente vindo para Bom Jesus. Mas meu jamais deixou de visitar o Senhor Lauro Motta, era o programa mais esperado de todos os meses quando íamos aos domingos junto com o amigo José Valinho passar o dia na Fazenda Matinhos em que além da visita, meu ia cortar o cabelo do senhor Lauro e dos demais familiares em outras ocasiões. Era uma festa de fato, as crianças (eu entre elas) se fartavam de tanta diversão, ora a cavalo, no campo de futebol, na banqueta ou no próprio jardim da fazenda Matinhos, sempre com os netos do Senhor Lauro juntos.


_____________________________________________________________________________________

Os personagens

A partir do momento em que meu pai se mudou para Carabuçu, ele passou a conviver com mais frequência com outro patriarca Motta tão ilustre e admirável quanto o Senhor Lauro, trata-se de Nelson da Silva Motta, irmão de Lauro Motta que casado com Dona Mariquita teve os filhos Júlio Cesar, Paulinho, Miguel, Luís Carlos (Taninho), Nelsinho e Nara. E o senhor Nelson Motta era a personificação da elegância, cordialidade e ponderação, já foi vereador e uma das pessoas mais conceituadas de nossa história em toda a região, a fazenda Liberdade merecia um memorial sobre a trajetório do Senhor Nelson Motta, era um verdadeiro “gentleman” assim como seu filho mais velho, Senhor Júlio que é pai do meu irmão Bruno Motta e uma das pessoas mais inteligentes e capazes que tive e a oportunidade de conhecer e conviver em Vila Velha.

O Senhor Júlio é uma das figuras públicas mias conceituadas e influentes no estado Espírito Santo, exercendo com destacada eficiência na presidência da COHAB-ES (Companhia Habitacional do Estado do Espírito Santo) nos anos oitenta no governo Eurico Rezende, e recentemente foi peça decisiva na equipe da Paulo Hartung na reconstrução do estado do ES ocupando com destaque a subsecretaria de fazenda do estado na primeira gestão de Hartung (2002-2006), e por diversas vezes tive a oportunidade de conversar com o senhor Júlio sobre administração e políticas públicas em que este sempre demonstrava profundo conhecimento de causa. Este sim é quem deveria ser prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, não tenho dúvidas que a história seria completamente diferente dessa que vivemos


_____________________________________________________________________________








Tenho também grande admiração e carinho pela filha do senhor Lauro Motta, Ana Maria Motta que é mãe da Valéria, do Miguelzinho e do Marquinhos é a personificação do positivismo e da franqueza, ela fala na lata mesmo, mas adoro encontrar com ela e com o Rábula para falarmos de política ou outro assunto qualquer que a profusão de pérolas é certa, ainda poderia listar os netos tanto do senhor Lauro como do senhor Nelson Motta que tenho grande amizade até os dias de hoje, uns não aceitam minha postura e se afastaram de mim, outros muitos entendem e não misturam minha conduta pública com a história que temos e que mantemos até os dias de hoje. Faço questão de publicar esse artigo, para que todos tenham a consciência de que jamais devemos confundir a história da família Motta com os escândalos proporcionados por apenas um membro dessa família que tem meu apreço admiração.

Comentários

Postar um comentário