PCH PIRAPETINGA


Dentre as intervenções realizadas no Rio Itabapoana em nossa região serrana, essa talvez tenha sido a que mais impactou o meio ambiente daquela área, além dessa lamentável constatação, é nessa PCH que também tem mais situações de descumprimento se comparado com a PCH DE CALHEIROS, talvez seja pelo fato da maior parte de usa área ficar distante da rodovia RJ 230, diferente da PCH de Calheiros que fica na margem desta rodovia. Abaixo vamos relatar em fotografias a situação em que  se encontra essa parte do Rio Itabapoana.
Nesse mesmo local agora temos uma pequena lavoura, supostamente de tomates, o que agrava a situação em virtude dos defensivos tóxicos utilizados nessa cultura e pela proximidade com o rio represado.
No momento em que registrava essa foto, me deparei com essas duas pessoas nesse bote a motor, aparentemente eles estavam uniformizados, talvez sejam funcionários da PCH. Caso sejam mesmo funcionários da PCH eles estão negligenciando as irregularidades flagradas nessas fotos, inclusive eles estão muito próximos da pequena lavoura fotografada acima.
Criação de gado dentro da área que deveria ser reflorestada
Duas situações ilustradas nessa foto, a primeira é a nuvem de insetos que sempre aparece no centro da cidade, também se manifesta nessa área. E segundo, podemos observar o brutal impacto causado pela inundação da área da barragem dessa PCH flagrante nos restos mortais da vegetação que antes havia ali em diversas ilhotas.
Nesta panorâmica, pode-se observar a barragem e a corredeira que tem logo a seguir, mas é bom ressaltar que o rio está com seu curso aparentemente normal pelo fato de ter chovido bastante nos últimos dias. A realidade dessa corredeira está na fotografia abaixo, em que esse trecho do rio fica dessa maneira na maior parte do ano. 
Essa fotografia flagra que esse trecho do rio já está praticamente morto, no projeto dabarragem, houve até a preocupação de se construir uma "escada" para os peixes seguirem seus cursos para a reprodução, mas de nada vai adiantar se na maior parte do ano não tem água para os peixes chegarem até a escada da barragem.
Área para reflorestamento que ainda não foi reflorestada




Comentários