A gafe do Monte Líbano


Esteve presente em Bom Jesus do Itabapoana nos festejos dos 150 anos da Igreja Matriz a ilustre senhora Marian Saad, proprietária de todo o complexo do Cine Monte Líbano, e um dos objetivos de sua vinda a Bom Jesus está no fato dela estar vendendo o prédio do Cine Monte Líbano. Dias depois de sua passagem por nossa terra, a chefe do executivo anunciou em sua página pessoal do Facebook que havia “concretizado um sonho”, que era a aquisição do referido imóvel pela prefeitura com o apoio do governador do estado e que ali surgiria um novo espaço cultural em nossa cidade.

 Até aí eu e muitos bom-jesuenses ficamos nas nuvens, pois ali teríamos um verdadeiro resgate de nossa história, pois Bom Jesus tem uma verdadeira joia arquitetônica e histórica totalmente escondida nos fundos do Chopim (nada contra o bar), que é o teatro do Cine Monte Líbano, e o que considero o maior absurdo dessa história é que já temos uma geração inteira de bom-jesuenses que não conhecem essa joia e não tem como conhecer no momento. Importante ressaltar que se não me falha a memória, em 1998 esse prédio foi tombado pelo município determinando a preservação da fachada e do interior do teatro do cinema, além de destinar seu uso para fins única e exclusivamente culturais e sem fins lucrativos (e ainda dizem que o Senhor Carlos Garcia só sabia pavimentar ruas e construir prédios).
Mas como em todo sonho, sempre chega a hora de acordarmos para a nossa nefasta realidade, e nossa realidade é que o governo municipal ainda não adquiriu o citado prédio e sequer tem uma garantia de prioridade na compra do imóvel. Depois que eu li a postagem da prefeita, fui em busca informações a respeito desse fato e procurei um amigo de longa data que pertence a essa família e ele me informou que realmente a prefeita conversou com a Senhora Marian Saad a respeito da negociação e esta afirmou que venderia o prédio para prefeitura como pode vender pra qualquer cidadão que tiver a quantia de R$ 2.500.000,00.
Ao se precipitar em publicar a fotografia com a Senhora Marian Saad e tornar pública uma negociação que envolve milhões de reais, a prefeita no mínimo expôs a nobre senhora de maneira inoportuna e perigosa até, a prefeita cometeu uma gafe sem precedentes, acredito que ela tenha se tocado disso e retirou a fotografia de seu mural do Facebook. Uma das regras fundamentais para se fechar um grande negócio imobiliário está justamente em manter o sigilo das negociações para justamente evitar que haja um leilão do imóvel inflacionando o valor do negócio. Para que se tenha uma noção da realidade, a negociação desse imóvel atualmente está sob responsabilidade de uma imobiliária de Bom Jesus (que não sei qual ainda), é só procurar e comprar.

Clique na imagem para ampliar
Em visita oficial realizada no dia 20 de abril de 2010, o governador Sérgio Cabral conheceu as instalações do teatro do Cine Monte Líbano e se comprometeu em oferecer "total apoio" para o governo municipal preparar o projeto de desapropriação do imóvel e fazer desse espaço um grande espaço cultural no município. Mas até o momento o único acontecimento que ocorreu foi a tremenda gafe cometida pela prefeita ao tentar requentar uma notícia não concretizada de 2010.



O fato da prefeita “festejar” a suposta aquisição do Cine Monte Líbano em sua página pessoal do Facebook, demonstra o tamanho da falta de seriedade que o governo conduz a gestão pública, um projeto desse porte para ser posto em prática terá um altíssimo custo devido a provável deterioração da estrutura do teatro do cinema, que está sem manutenção há décadas. O certo é o GOVERNO publicar em sua página oficial na internet a excelente notícia com o detalhamento de todo o projeto e os valores que envolve esse caso. Falar da “boca pra fora” que o governo adquiriu o Cine Monte Líbano sem ter um pré-contrato ou uma “carta de intenções” registradas em cartório, é uma demonstração de amadorismo e irresponsabilidade.

Comentários