Stigmata


Stigmata (pt:Estigma) é um filme de suspense de 1999, do diretor Rupert Wainwright, protagonizado por Patricia Arquette e Gabriel Byrne. O filme mostra uma jovem cabeleireira ateia que apresenta repentinamente os estigmas de Jesus Cristo. Um padre é enviado pelo Vaticano para investigar os acontecimentos e avaliar o suposto milagre. O filme ainda conta com a discussão do suposto Evangelho de Tomé, temática que desencadeia diversos debates sobre a liberdade religiosa e a rigidez hierárquica católica.Recentemente, anunciou-se que o suspense ganhará uma continuação. O filme será produzido pela Sony/MGM e ainda não tem diretor nem elenco definidos.




Elenco

§  Patricia Arquette (Frankie Paige)
§  Gabriel Byrne (Padre Andrew Kiernan)
§  Jonathan Pryce (Cardeal Daniel Houseman)
§  Nia Long (Donna Chadway)
§  Thomas Kopache (Padre Durning)
§  Rade Serbedzija (Marion Petrocelli)
§  Enrico Colantoni (Padre Dario)
§  Dick Latessa (Padre Gianni Delmonico)
§  Portia de Rossi (Jennifer Kelliho)
§  Patrick Muldoon (Steven)
§  Ann Cusack (Dra. Reston)



Sinopse


Belo Quinto, uma fictícia cidade no sudeste do Brasil, recebe a visita do padre Andrew Kiernan (Gabriel Byrne), que foi mandado pelo Vaticano para investigar uma igreja que tem a estátua de uma santa que verte lágrimas de sangue. Lágrimas estas que começaram no dia em que o padre Paulo Almeida, o responsável pela igreja, morreu. Enquanto Kiernan fotografava a estátua, que sangrava, um garoto furta um rosário que estava junto do corpo do falecido e vende o terço para uma turista, que por sua vez manda de presente para Frankie Paige (Patricia Arquette), sua filha, que cabeleireira em Nova York. Em pouco tempo, ela passa a ser vítima de "estigmas", chagas idênticas às de Cristo, e Andrew Kiernan o encarregado de investigar o fenômeno. Inicialmente Kiernan descarta a possibilidade dos "estigmas", pois todos os "estigmatizados" são pessoas bastante religiosas e Paige não acredita em Deus. Mas Kiernan vê o suficiente para quebrar os padrões estabelecidos pelo Vaticano, e acredita que se ele não fizer nada, Frankie pode morrer. 

Gradualmente, ele passa a suspeitar que seu superior, o cardeal Daniel Houseman (Jonathan Pryce), não quer que toda a verdade venha tona.
O filme


Comentários