Elerj forma 42 alunos da pós-graduação em gestão no Legislativo

Enviado pela Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

Foto: Thiago Lontra | Texto: Luan Damasceno

Essa foi a primeira pós-graduação oferecida de forma independente pela Escola do Legislativo

Em sessão solene no Plenário Barbosa Lima Sobrinho presidida pelo presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), 42 alunos da pós-graduação em Gestão no Poder Legislativo, a primeira oferecida de forma independente pela Escola do Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Elerj), se formaram na noite desta segunda-feira (19/08). Entre os formandos das turmas Martin Luther King e Darcy Ribeiro estavam servidores públicos do Legislativo fluminense, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e um dos vereadores da cidade de Mendes, na região Sul do estado. Com duração de um ano e meio, o curso gratuito contou com 20 professores e 19 disciplinas, totalizando 486 horas/aula.

Durante a cerimônia, o presidente Ceciliano foi escolhido como patrono da turma Darcy Ribeiro. Orgulhoso com o convite, o presidente ressaltou a importância do curso para o parlamento. “Eu fiquei muito feliz por ter sido convidado para ser patrono de uma turma tão bonita, que carrega o nome desse grande educador. Esse curso de Gestão no Poder Legislativo é muito importante, precisamos aprimorar, ampliar a possibilidade dos nossos servidores aprenderem para melhor nos assessorar”, afirmou o coordenador da Elerj.

Nesse sentido, a subdiretora geral da Elerj, Rosemary Borges, garantiu que a qualificação desses servidores, além de fortalecer o Legislativo, também fortalece o currículo dos formados. “Em momentos diferentes, pelo menos três alunos se tornaram chefes de gabinete de novos deputados. Investir nessa formação é investir no próprio Legislativo porque, ao se formar, esse servidor permanece na Casa e transforma o ambiente de trabalho”.

A advogada e assessora parlamentar Flávia Aguiar é um desses exemplos. Embora já tenha atuado em outros mandatos, a servidora destaca a importância de sempre buscar conhecimento para melhor desempenhar suas tarefas. “Para o Parlamento é um ganho muito grande, principalmente na qualificação de nós, assessores, que atuamos diariamente nesta Casa”. O colega de curso e apresentador da solenidade, Alexander Marques, completou dizendo que, ao se capacitar, todos saem no lucro. “Hoje, o parlamento ganha, nós ganhamos e a sociedade fluminense também”.

Representando o pai escolhido como patrono da turma Martin Luther King, Wagner Montes Filho recordou o carinho e a dedicação do ex-parlamentar. “É sempre uma responsabilidade muito grande representá-lo, principalmente na Casa onde ele ficou durante tanto tempo e tinha um carinho tão especial. Claro que fico feliz, mas preferia e daria tudo para que ele estivesse aqui. O mais importante é que ele está sendo lembrado e homenageado. Tenho certeza que ele está muito feliz onde quer que esteja”, comentou.

Além de familiares, amigos e professores, estiveram presentes na cerimônia os deputados Luiz Paulo (PSDB), Danniel Librelon (PRB), Renato Zaca (PSL), Waldeck Carneiro (PT), Léo Vieira (PRTB) e a deputada Rosane Félix (PSD). O senador da República Eduardo Lopes (PRB) também compareceu à formatura.

Comentários