Os contribuintes pagam R$ 2.313,84 por um material que custa
em média R$ 400,00
A placa com as informações oficiais da obra de calçamento de
rua já nos aponta mais uma fraude bancada pelos contribuintes, contendo 12
metros quadrados, de compensado de madeira, e fixada em hastes de escora de eucalipto...
...segundo informações coletadas, essa placa gira em torno de
R$ 400,00 no mercado regional, podendo no máximo atingir R$ 500,00 dependendo do
material utilizado, conforme consta na fotografia que ilustra essa matéria.
No projeto básico consta que a placa deve ser fixada em “frechais
de madeira”, que é bem diferente e bem mais caro do que escoras de eucalipto
que são usadas, e na planilha orçamentária da obra consta que se trata de uma
placa “padrão DEER-ES”, com valor estipulado em R$ 2.313,84...
...sendo que uma placa padrão DEER é feita com chapa de metal
e é sustentada por frechais de madeira, muito diferente do que está fixado no
local onde está sendo realizada as obras, no bairro São Sebastião.
Observem que em apenas um item básico que compõe o projeto,
foi possível imputar um superfaturamento de quase 500%, ao constatarmos que uma
placa que custa em média R$ 400,00 foi custeada no orçamento da obra por R$
2.313,85, mais de R$ 1.900,00 indo pelo ralo...
...sem contar que a elaboração do projeto em todos seus
anexos é de uma precariedade que somente pavimenta o caminho do desvio e do
desperdício, conforme se deu início a série de reportagens sobre essa grande
obra, que caminha a passos largos para se consumar em um grande escândalo.
Em tempo¹: O contrato, o projete e os anexos documentais desta obra de
calçamento de 16 ruas em Bom Jesus do Norte, está disponível no site da
prefeitura e o blogueiro já obteve todos os arquivos, para destrincha-los e dar
luz aos fatos, como nesta primeira reportagem em que utilizo fragmentos dos
documentos.
Em tempo²: Sobre a primeira reportagem-denúncia sobre essa
obra, o colchão a ser utilizado sob os blocos de pedras deve ser de PÓ DE
PEDRA, com espessura de 5 cm e com camada de assentamento de mais 3 cm,
tendo ainda que cobrir o pavimento com uma nata de PÓ DE PEDRA e cimento para
vedar a junção dos blocos.
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