Coincidências ou indícios

Uma das características dos corruptos, é o descontrolado desejo de ostentar a condição financeira, demonstrar que se tornou uma pessoa rica


A cartilha de combate a corrupção da AMARRIBO nos demonstra situações que podemos muito bem nos depararmos pelas ruas de BJI.

São as evidências mais fáceis de serem percebidas e são as que deixam mais claro que algo de errado ocorre na administração Pública.

Esses sinais são perceptíveis quando o grupo de amigos e parentes das autoridades municipais exibe bens de alto valor, adquiridos de uma hora para a outra, como carros e imóveis, e também na ostentação, por meio de gastos pessoais incompatíveis com suas rendas, como viagens, festas, patrocínios, dentre outras coisas.

Alguns passam a ter uma vida social intensa, frequentando locais de lazer que antes não frequentavam, como bares e restaurantes, onde realizam grandes despesas e fazem questão de mostrar a opulência.

Os corruptos assumem feições diversas. Há o do tipo grosseiro e despudorado, que faz demonstrações ostensivas de poder e riqueza, exibindo publicamente acesso extravagante a bens de consumo.

Geralmente não se preocupa em ser discreto, pois necessita alardear o seu sucesso econômico e sua nova condição, mesmo quando os que estão à sua volta possam perceber que o dinheiro exibido não tem procedência legítima.

Com esse tipo de corrupto, a apropriação de recursos públicos é associada a um desejo incontrolável de ascender socialmente e de exibir essa ascensão.

Para esses, a eleição para o cargo público do município é quase que como uma licença para roubar.”

Comentários