Blog do Frederico TV: CONFIRMADO! Água podre foi descartada pela CEDAE

Secretarias de meio ambiente de Bom Jesus do Itabapoana e Bom Jesus do Norte tomaram providências, administrativas e legais



Sociedade do Vale do Itabapoana ficou perplexa com as imagens que foram veiculadas nas redes sociais e blogs da região, com a mancha verde que tomou o cenário central das duas Bom Jesus.

O Blog do Frederico TV havia antecipado a possibilidade desta água verde e podre ter sido descartada pela operação da estação de tratamento da CEDAE, de acordo com informações de populares, com a suspeita se confirmando na terça-feira (17/10).

O vestígio que não deixa sombra de dúvidas quanto a autoria da CEDAE neste descarte de água-podre no rio Itabapoana, está situado na rua Guilherme Mathias, ao lado da ponte do córrego Santa Rosa, onde se encontra a saída d’água do sistema de drenagem dos reservatórios da estação de tratamento da concessionária.

As imagens registradas não deixam dúvidas quanto ao rastro deixado pelo enorme volume de água que desceu no local, onde do lado esquerdo da ponte temos os vestígios do volume de água, além de pequenos sinais da água verde na saída do tubo, e no lado direito temos muitos sinais verdes por onde passou a água podre.



Resta saber agora se realmente foi utilizado grande quantidade de sulfato de alumínio, e como será, ou está sendo o impacto no rio Itabapoana, que já estava em condições calamitosas com a aparição dos primeiros peixes mortos nas margens na altura do IFF-BJI um dia antes do descarte.

Mesmo que o sulfato de alumínio não tenha poder de causar grande impacto no campo tóxico, a água podre que foi descartada por si só já compromete com os níveis de oxigênio no rio, tanto que a mortandade de peixes teve significativo aumento no dia seguinte ao descarte da água podre.


Comentários