Mudança de secretários ajusta a máquina pública, e afoga os conspiradores no ninho

José Renato Negri assume secretaria de finanças, Diogo Valinho assume secretaria de administração, Jorge Almeida assume coordenadoria de agricultura e Samuel Xavier assume o departamento financeiro da prefeitura



O remanejamento dos quatro nomes acima faz parte do aprimoramento da estrutura administrativa que o governo Roberto Tatu vem consolidando desde fevereiro, ficando constatado que tanto Jorge Almeida como Samuel Xavier permanecem no governo, diferente do que se especulou nas ruas da cidade.

Movimentações administrativas desta natureza deverão ser repetidas até o final do primeiro ano de governo, podendo assim o prefeito Roberto Tatu concluir os três anos restantes de seu mandato com todos os setores consolidados com os respectivos nomes.

*Edson Neto e Raul Travassos exonerados por força de lei municipal

Desde o início do ano que setores políticos de BJI vinham questionando a nomeação do secretário de governo Edson Neto, pelo fato dele ser irmão do prefeito, estendendo o mesmo para o secretário de cultura, turismo e urbanismo Raul Travassos, este por ser tio do vice-prefeito, inclusive tais nomeações estavam sendo alvo de alguns conspiradores políticos que pretendiam denunciar a citada situação ao legislativo e MPRJ.



De acordo com a Súmula Vinculante XIII do Supremo Tribunal Federal, ambas as nomeações estariam de acordo com seu texto, mas trata-se apenas de uma súmula, e esta não se sobrepõe a uma LEI, e em Bom Jesus do Itabapoana temos a Lei Municipal 1.028/2012 versando sobre o nepotismo municipal, sendo esta mais abrangente e rígida do que a súmula vinculante XIII do STF.

Por ironia do destino, esta Lei 1.028/2012 é de autoria do ex-vereador Eraldo Rezende, aliado político de Tatu e Cyrillo nas eleições de 2016, e este teve como motivação no texto da matéria, o fato do marido da ex-prefeita ter sido nomeado secretário de obras com sua atuação que todos repudiaram naqueles anos.

A ex-prefeita com seu notório desprezo pelas leis deu de ombros para esta lei municipal, e manteve seu marido como secretário nos dois governos mesmo com seguidas manifestações de protestos por parte deste blogueiro e do presidente do Sindserv-BJI, sem que absolutamente ninguém mais levantasse qualquer possibilidade em denunciar o fato.

Com a exoneração dos familiares do prefeito e do vice-prefeito, os conspiradores do subsolo político bom-jesuense foram abatidos antes mesmo de tentar alçar o voo do golpe, era o único fiapo jurídico que eles nutriam em suas pretensões.



O município perde dois nomes que prestaram relevantes contribuições mesmo em pouco tempo de governo, e que poderão contribuir mesmo fora do governo, mas assim se consolida a mudança desejada pela sociedade neste mesmo governo, que demonstra disposição de cortar na própria carne pela manutenção da LEGALIDADE da gestão pública.

Comentários