País | Vídeo: "Estabilidade": Juízes escolhem quem fica, e quem cai. Lula... está nas ruas - Bob Fernandes

"Véspera da Lista de Janot. O Supremo Gilmar Mendes, comenta processo do TSE que pode cassar Temer e Dilma. Diz Gilmar Mendes: "

"- Sempre se considera a estabilidade política. Nós não temos juízes de Marte, são juízes do Brasil.

Estabilidade política não preocupou Gilmar Mendes, e tantos, na campanha pelo impeachment. Que iniciada 6 dias depois da eleição paralisou o país por ano e meio. 

Gilmar não está só. Segundo relatos, 5 de 7 ministros do TSE estariam preocupados com a "estabilidade"; tendendo a preservar o mandato de Temer.

Tem 5 ministros de Temer nos 83 pedidos de inquérito enviados ao Supremo. 

Na Lista, Eunício Oliveira e Rodrigo Maia, eleitos presidente do Senado e Câmara com decisivo apoio de Temer.

Na Lista, Aécio, Serra, presidenciáveis do PSDB. Entre 10 governadores, um seria Alckmin, também presidenciável tucano.

A Lista tem Palocci e Mantega. Tem Dilma e Lula, e aí, diferenças. Sem foro privilegiado, se aceito o pedido de inquérito, serão investigados na 1ª instância.

Entre as muitas diferenças, a velocidade. Há 3 anos, na Lista do Janot, 54 políticos. Só 5 deles já se tornaram réus. Por quê?

Pistas em pesquisa da Fundação Getúlio Vargas: 987 casos de políticos enviados ao Supremo entre 2011 e 2016. Só 5,8% se tornaram inquérito... com 1% de condenação.

Por que o MP pede pra arquivar, muda instância, por que prescreve, por que é preciso investigar... 

E investigar não é tarefa para o Supremo. Ministros analisam, cobram, julgam. A investigação desses 83 será caminho de longas idas e voltas...

...Estima-se 4 anos. Tempo útil pra quem busca "desmistificar" o "Caixa 2"; esse crime que pode nascer da propina ou do amor, a depender de quem olha ou julga.

Lula está na 1ª instância, por não ter o foro privilegiado que o Supremo lhe negou, mas permitiu a Moreira Franco.

Lula será condenado pelo juiz Moro. Condenação na 2ª instância o tira de 2018. 

Hoje, contra "Reformas" propostas por Temer, protestos Brasil afora. Neste momento Lula lidera manifestação na Avenida Paulista."

Comentários