Entrevista com Sandro Reis – Diretor da Coordenadoria de Indústria e Comércio da PMBJI

Inovação, sustentabilidade e mercado externo entrarão na pauta do desenvolvimento econômico de Bom Jesus do Itabapoana




Recém nomeado para conduzir o setor do desenvolvimento econômico do governo Roberto Tatu, o empresário, engenheiro agrônomo e de segurança do trabalho, especialista em desenvolvimento de projetos com mais de cinquenta aprovados na FAPERJ, e principalmente EMPREENDEDOR, Sandro Reis, nos apresenta como enfrentará o desafio de gerar investimentos, emprego e renda em Bom Jesus do Itabapoana

Blog do Frederico – Bom Jesus do Itabapoana convive com entraves decisivos para o desenvolvimento econômico, problemas estruturais como fornecimento precário de água, fornecimento de energia instável, falta de saneamento, trânsito caótico, a RJ 230, uma das vias estratégicas de acesso e escoamento de nossa economia, completamente deteriorada em toda sua extensão, além da estagnação do comércio local.
É estimulante encarar tantos desafios com as potencialidades inexploradas de nosso município?

Sandro Reis: Frederico, o desafio me estimula! Quando sou desafiado, aí que trabalho mais! Sou o famoso “workaholic”, sofro de ansiedade quando chega o fim de semana e as responsabilidades diminuem.
Quando assumi essa função eu já conhecia totalmente o setor, já que voltei para Bom Jesus em 2001 e desde então venho buscando formas de investir em projetos inovadores. A Inovação me cativa, não é a toa que ganhei 6 prêmios de reconhecimento nacional e internacional pela EXTRAIR e hoje sou editor-membro do Jornal de Fitocosméticos e Ingredientes naturais criado nos EUA.

Realmente apesar de estarmos em um ponto estratégico, pois estamos perto da divisa de dois estados (ES e RJ) ainda não conseguimos tirar proveito disso. Hoje nosso comércio possui um grande potencial, pois possuem lojas organizadas com visual comparado a lojas dos grandes centros mas ainda temos poucas ofertas de emprego, principalmente do setor industrial, o que reduz o poder de compra da população, o que gera grande sofrimento para o nosso comércio, ou seja, o comércio e a indústria tem que trabalhar lado a lado, um ajudando ao outro.

Além disso, nossas indústrias têm que buscar mercado externo, para trazermos o máximo possível de recursos para movimentar nosso município, gerando renda e emprego, esse é o nosso desafio principal; NOS ORGANIZAMOS PARA TRAZEMOS CADA VEZ MAIS INDÚSTRIAS PARA O NOSSO MUNICÍPIO, que, a exemplo da XAMEGO BOM, exporta seus produtos para vários estados do Brasil, sendo encontra, inclusive em países vizinhos ao Brasil. Além disso, atender a grandes redes. E para isso não precisa ser grande, como a Xamego Bom.
Uma microempresa ela pode buscar o mercado externo, inclusive em outros países para vender seus produtos, como já faço a frente da EXTRAIR, exportando produtos para a Alemanha, Japão, EUA e etc. 

Exportar hoje não é um bicho de 7 cabeças, basta ter conhecimento e isso vem de orientação e é por isso que estou aqui, para orientar nosso empresariado e caso eu não tenha a resposta, buscaremos um profissional para que responda essas duvidas. Por este motivo estamos buscando parcerias com os sistemas paragovernamentais  (SEBRAE, SENAC, SESI, além do FIRJAN e outros). 


A principio buscaremos, através de um pedido do prefeito Roberto Tatu que nosso empresariado e industrial tenha uma cadeira cativa no conselho dessas instituições, o que já não acontece há anos, é o que vemos? Serviços que poderiam ser disponibilizados a nossa comunidade sendo disponibilizados aos outros municípios.


Resumindo, buscaremos trazer oportunidades para Bom Jesus no setor de industria e comércio com o pouco de verba disponível para isso e uma coordenação de um homem só, que sou eu, que além de estar na pasta de indústria e comércio, estou contribuindo com os projetos voltados para a captação de recursos principalmente proveniente do governo federal.

Blog do Frederico – Nos últimos anos, as instituições representativas, de fomento e de capacitação ligadas ao comércio, serviços e indústria, como Associação Comercial, Sebrae, Senai, Senac e Firjan dentre outras, aumentaram de maneira considerável a penetração em nossa região, mas sempre atuando de maneira isolada, sem uma sintonia de ações que certamente fortaleceria a perspectiva de resultado.
A Coordenadoria de Indústria e Comércio pretende aglutinar essas instituições para executarem juntas com o poder público medidas para alavancarem o desenvolvimento econômico do município?

Sandro Reis: Como tenho uma empresa de consultoria credenciada a prestar serviços para o SEBRAE, tenho grande conhecimento dentro do sistema 5S, amizades que criei e se colocaram a disposição para nos ajudar. Já sinalizaram que querem muito nos ajudar. Além disso Frederico, nossos empresários pouco conhecem as ferramentas, a maioria delas gratuitas, disponibilizadas pelo sistema 5S que pode ser utilizada pela nossa população, não somente o empresariado mas também os desempregados de nosso município.

Precisamos aproveitar esse grupo de desempregados e disponibilizar para os mesmos cursos profissionalizantes gratuitos para que os mesmos possam buscar emprego não somente no nosso município mas também em outros lugares. 

Disponibilizaremos cursos que o cidadão faça e que realmente tenha oportunidade de ser empregado. E estes cursos buscaremos disponibilizá-los nos bairros fora do centro, realizar os mesmos em locais onde a população realmente necessita, como a Nova Bom Jesus por exemplo. Mas, não depende somente de nós, a população tem que mostrar interesse em se reciclar, senão o trabalho vai todo por água a baixo.

Blog do Frederico – Vivemos constantes transformações econômicas em nosso mercado interno, e um dos setores que mais vem sendo incrementado é o turismo interno em nossa zona rural, com destacado fluxo de frequência dos bom-jesuenses da sede e turistas de cidades vizinhas que visitam com frequência muitos pontos de lazer da região serrana, como cachoeiras e estabelecimentos comerciais e de hotelaria que se instalaram nos últimos anos nas margens da rodovia R$ 230 entre Bom Jesus e Rosal, assim como também temos investimentos da mesma natureza na região baixa, como o Museu do Show no Mutum.

Sua gestão encontraria meios para oferecer suporte a esses empreendedores, tanto na parte de financiamento a fundo perdido, capacitação e divulgação dos atrativos?

Sandro Reis: Infelizmente os Editais de fundo perdido estão todos parados, devido a essa crise que abala nosso Estado. Só para você ter uma ideia, temos 10 empresários (rurais e industriais) do nosso município que tiveram os seus respectivos projetos aprovados a 2 anos atrás e que até o momento não receberam os seus respectivos fomentos. É muito triste, pois seria um montante de R$ 400.000,00 que entraria na nossa economia gerando emprego e renda para o nosso município.
Mas acredito que a melhor forma de fazer isso acontecer é nos organizarmos, criarmos junto a Secretaria de Turismo um programa voltado para o Turismo. 

Temos verba do Ministério do Turismo disponível para isso, nos resta correr atrás para que venha para nós. Com essa verba buscaríamos uma organização de toda a cadeia, onde participaria industrias, comércio, produtores rurais e instituições, para a organização desse setor para que possamos gerar uma rota do turismo, disponibilizando a mesma a empresas de vendas de pacotes de turismo. 


Temos muitos bomjesuenses que possuem empresas neste setor nos grandes centros e que disponibilizaram ajuda, mas para isso é necessário que todos participem para que um dia possamos chegar ao patamar de uma Venda Nova do Imigrante, município do tamanho de Bom Jesus que recebe milhões de turistas por ano.

Blog do Frederico – O Núcleo Industrial da Nova Bom Jesus é peça estratégica para o desenvolvimento econômico do município, por diversas ocasiões abordei aqui sobre os intermináveis problemas estruturais e gerenciais, e você como proprietário de empresa instalada nele, sente na pele os problemas existentes.
Como você pretende fazer com que o Núcleo Industrial da Nova Bom Jesus faça acontecer em nossa economia?

Sandro Reis: Amigo, essa é minha principal meta, não por ser um beneficiado do Distrito Industrial, mas por ver que estamos perdendo uma grande ferramenta de captação de industrias e geração de empregos do nosso município. Gostaria de Parabenizar ao Ex-prefeito Álvaro Moreira que teve a grande visão de criar este núcleo industrial, mas que inclusive precisa que seja revista e atualizada a lei orgânica que o rege.

Estaremos solicitando junto a câmara municipal uma atualização desta lei com algumas mudanças que contribuem para a segurança do empresário do investidor mas também com a segurança do município de que tudo que seja apresentado no projeto de solicitação do terreno seja cumprido.

Além disso estaremos reavaliando todos pedidos, concessões que foram encaminhados nos governos anteriores. O que não condizer com a lei pertinente terá que se adequar ou perderá a concessão total do terreno ou parte dele, para que outros investidores interessados em empreender no espaço possam fazê-lo.

Finalmente buscaremos atualizar as medidas dos terrenos com a nova medição realizada, contemplando áreas de APP e Reserva Legal, além da exigência do licenciamento ambiental das Empresas para que em um futuro próximo possamos buscar a licença ambiental do próprio Núcleo Industrial, possibilitando assim o recebimento de contribuições de fundos que fomentam este tipo de trabalho, trazendo recursos para manter nosso núcleo com ruas pavimentadas com pavimentos “de verdade”, tratamento de efluentes, áreas de recreação e etc.

Blog do Frederico – Na atual conjuntura econômica de Bom Jesus do Itabapoana, qual seguimento você vislumbra obter resultados em menor prazo, comércio, indústria ou prestação de serviços?

Sandro Reis: Se você colocar no FACEBOOK o seguinte dizer “alguém faz comida congelada, salgadinho, quentinha e etc para venda?” você verá que são centenas de empresários formais e informais que tiram o seu ganha pão hoje no nosso município.
Nesse sentido vejo que o ramo alimentício é um grande potencial para nosso município, temos grandes exemplos de empresas que já se despontam no mercado fora de bom Jesus como Xamego bom, CAVIL, Maionese D´casa, fabricas de  goiabada, queijos entre outras, além das empresas que atendem a população com fast food e restaurantes em geral.

Por isso, já neste dia 16 de março estaremos em reunião com o SEBRAE para buscarmos trazer o programa “SEBRAE NA MESA” para Bom Jesus, que estimula os empresários formais e informais a participarem deste tipo de programa que organiza núcleos gastronômicos promovendo cursos, treinamentos e eventos para a venda do que é produzido.  Apesar da Crise, temos muitas oportunidades de desenvolvimento deste Setor. Além disso, o programa poderia criar um evento gastronômico que poderá juntar-se aos trabalhos voltados para o turismo no nosso município, pois uma coisa está atrelada a outra.

Temos também a proposta de promover este ano o “PRIMEIRO FÓRUM DE SUSTENTABILIDADE, GOVERNANÇA E INOVAÇÃO SOCIAL DO NORTE/NOROESTE FLUMINENSE”, projeto este criado para a realização de um grande evento, trazendo palestrantes de peso, que estão na mídia, com o intuito não só de promover uma reciclagem de nossos empresários mas também promover uma grande discussão em cima dos problemas que afligem nosso município e região.

Buscaremos realizar o evento, caso seja aprovado na Fundação Banco do Brasil, na semana da Feira da Providência, para que possamos trazer ainda mais turistas para este evento que já está no calendário de eventos da PMBJI, contribuindo assim, indiretamente para a renda das instituições filantrópicas de nosso município.


Blog do Frederico – Finalizando, fique a vontade para complementar alguma informação não abordada nas perguntas acima, com suas considerações finais.

Sandro Reis: Gostaria de informar que tudo isto que escrevi acima não são promessas, pois na atual conjuntura do nosso país o gestor público não pode prometer nada, pois dependemos de vários fatores para conseguir capital para isso tudo.
Mas, uma coisa prometo, estar sempre buscando a todo custo, com o conhecimento que tenho, trazer oportunidades para nosso município, para que não soframos tanto com crises que abalam toda a população.

Criamos um grupo no Whatzapp chamado “Coord. Ind. e Com. BJI” onde abrimos um canal aberto a todos os empresários e comerciários que queiram dar sugestões, criticas, tirar dúvidas sobre qualquer coisa relacionada ao setor, não sendo portanto um canal de divulgação de promoções e vendas de produtos. Caso queiram participar o telefone é 22-9 9832-5491.


Estamos aqui por vocês! Contem comigo para a orientação ou ajuda no que precisarem. Se não soubermos responder, buscaremos a quem possa fazer isso. Contem comigo sempre!

Comentários