Eleições BJI 2016 | Se houvesse seriedade, o assunto cemitério teria conteúdo diferente

Na visão tacanha de Samuel Júnior, para providenciar um novo cemitério basta comprar um terreno plano, cerca-lo e enche-lo de covas para esperar os próximos ocupantes, mas a visão dele não é só tacanha, é hipócrita também


Construir cemitérios horizontais atualmente é praticamente impossível, principalmente em Bom Jesus do Itabapoana com as exigências estruturais e ambientais que esbarram nas características geográficas de qualquer local de nosso município que venha a ser pretendido construir um novo cemitério.

No debate da Rádio Bom Jesus, o candidato Roberto Tatu apresentou uma alternativa que evitasse a necessidade de se obter uma nova licença ambiental em um novo local que seria adquirido pelo município, e que foi explorada pela trupe-do-Samuel pelas vias da desonestidade.



A proposta de Tatu foi a mesma tentada por Paulo Sergio Cyrillo em 2007 onde já havia as dificuldades de obtenção de licença ambiental, que consiste em NEGOCIAR com moradores de residências no entorno do atual cemitério uma indenização compensatória para desapropriarem seus imóveis para ampliar o nosso campo santo local.

Mesmo com Roberto Tatu fazendo questão de salientar que esta medida somente se consumaria se o os proprietários dos imóveis ESTIVESSEM DE ACORDO, o traiçoeiro e desonesto Samuel Júnior, e também seu irmão Ricardo Aguiar, partiram para a baixaria distorcendo descaradamente as declarações de Roberto Tatu, eles propagam levianamente que se eleitor for, Roberto Tatu vai remover os moradores de maneira impositiva, lamentável que esses personagens não tenham o mínimo de seriedade para tratar de assunto que tamanha relevância.



Se esses reis-da-baixaria fossem minimamente comprometidos com o interesse do eleitor, e até mesmo minimamente preparados para gerir o município, eles iriam pesquisar e constatar que de fato é quase impossível construir cemitérios horizontais em nosso município, e tentariam buscar quais são as alternativas.



Este debate se desenrola em todo País, e para dar ao eleitor a oportunidade de se informar sobre a complexidade do tema, clicando aqui você acessa o documento “Análise ambiental dos cemitérios: um desafio para administração pública”, do professor Silvestre Sales Machado da Universidade Federal de Viçosa, a qual faz um minucioso levantamento dos graves danos ambientais que pode ocorrer em cemitérios mal planejados.

As alternativas mais discutidas e até utilizadas em diversas cidades brasileiras, estão nos cemitérios verticais ou nos crematórios públicos, com as cinzas sendo enterradas em “cemitérios parque”, e em pequenas urnas sem oferecer risco ambiental, ambas são alternativas que devemos debater para solucionar esta demanda em definitivo.



A medida inicial e de curto prazo e ser tomada, está em utilizar alguns cemitérios dos distritos, que estão com muitas vagas ociosas e poderiam serem utilizados mesmo por falecidos sem vínculo com o local, no cemitério da Barra do Pirapetinga temos espaço para centenas de sepulturas, e está a apenas 14 quilômetros do centro de Bom Jesus, e o mesmo ainda conta com área em seu entorno para ser ampliado sem custos elevados, e já conta com uma ampla e ociosa capela mortuária.

Atualmente vivemos uma realidade de crescimento demográfico em Bom Jesus do Itabapoana, que não nos permite mais instalar um cemitério horizontal nas proximidades da sede do município, e a sugestão do cemitério da Barra do Pirapetinga a 14 quilômetros do centro será a solução mais prática.

Já sugeriram utilizar uma parte da área que pertence ao município em Santa Isabel, porém lá não há a menor possibilidade de se obter o licenciamento ambiental por ser região de baixada e com lençóis freáticos em toda sua extensão, dando a dimensão e a complexidade deste problema que o candidato-baixaria insiste em utilizar como subterfúgio de sua conduta trapaceira.


Na imagem abaixo temos uma explanação do professor Ricardo Freire sobre a complexidade estrutural necessária para se construir um cemitério horizontal


Fonte de pesquisa:

Comentários