Os gatos das festas


Desde a festa da Barra do Pirapetinga que venho observando um detalhe quase que invisível aos olhos dos frequentadores das festas de distritos de Bom Jesus do Itabapoana, pois geralmente estes estão sempre distraídos com os shows populares ou se divertindo nas muitas barracas que sempre comparecem nessas festas. E é justamente nas dezenas de barracas de todo tipo de atrativo que mora o perigo literalmente, bastando observarmos nas imagens desta reportagem as condições em que são feitas as instalações para fornecer energia elétrica para as diversas barracas que se fazem presentes nas festas, seja elas de bebidas, comida, diversão a maneira precária em que se liga a instalação elétrica das barracas na rede de energia fica-se com a nítida impressão que algo de grave pode acontecer a qualquer momentos nessas festas.

A maneira desorganiza e improvisada que se instala energia elétrica nas barracas de festas certamente que não passaria pelo crivo de uma vistoria do Corpo de Bombeiros nestas festas, nas imagens produzidas na festa de Rosal, eu cheguei a flagrar (mas não cheguei registrar) o próprio barraqueiro “desligando” sua instalação de energia elétrica utilizando como ferramenta uma vara de bambu com um gancho de arame na extremidade para desligar a instalação felina de sua barraca no final da tarde de domingo.


E se ocorrer um “imprevisto grave” gerado por algum curto circuito nessas precárias instalações quem seria responsabilizado? A AMPLA? A prefeitura em caso de evento do calendário oficial? Ou os barraqueiros que instalam a energia de suas barracas por conta e risco da ausência de estrutura adequada? São questões que somente saberemos no dia em que tivermos alguma ocorrência grave.

Comentários