O descaso ambiental do governo no ar de Santa Isabel

Uma das principais marcas desse desgoverno está no total indiferença com as questões ambientais que envolvem o município com destaque ao desastre ambiental que se anuncia em Santa Isabel por conta da grave situação de não haver um sistema adequado de saneamento de esgoto industrial no referido distrito, que conta com o auxílio luxuoso do lixão de Santa Isabel que produz chorume em escala industrial e ale se queima lixo hospitalar diretamente no solo diariamente. E a reclamação uníssona de quem se fez presente na festa de Santa Isabel na noite de sexta feira (05-07-13) foi o forte cheiro de esgoto que toma conta do principal ponto de encontro dos moradores dessa comunidade. E visitando Santa Isabel nesta manhã de sábado pude sentir que havia o mau cheiro no ar, em menos intensidade do que na noite anterior, mas incômodo.



E os moradores me informaram a origem desse fétido odor que predomina a atmosfera de Santa Isabel vem de todos os dejetos industriais descartados pelas empresas instaladas no distrito industrial local, começando pela Xamêgo Bom e passando por váiras empresas das variadas atividades industriais ali existentes. E conforme todos podem observar nas fotografias que a água do riacho que deságua no Rio Itabapoana está com claros indícios de contaminação do esgoto industrial, inclusive a espuma predominante neste riacho é muito semelhante a coloração do solo próximo dos reservatórios existentes na fábrica de doces do outro lado da pista, pois nessas imagens temos a impressão de que algum produto impactou na coloração do solo nesta valeta fotografada logo depois dos dois reservatórios.



É urgente a necessidade de se desenvolver um plano de contenção imediata de todo o esgoto produzido no distrito industrial de Santa Isabel, pois estamos na iminência de uma grave contaminação no Rio Itabapoana e todos os moradores que usufruem dele a partir de Santa Isabel até a sua foz em Barra do Itabapoana.

Comentários