Impasse imobiliário e ambiental

Na semana passada recebi um chamado de alguns moradores do Bairro Sebastião Pimentel Marques nas proximidades do loteamento do Isaías, em que estes se queixavam da situação que se desenrola se não me engano desde 2010, com a iniciativa privada para criação de um loteamento em uma área em que o impacto ambiental foi de grande magnitude pela falta de planejamento entre o setor privado e o público no departamento de meio ambiente e da fiscalização de posturas do município.



Esse empreendimento chegou a ser embargado pela justiça em virtude de um processo que corre desde o inicio de 2011, por conta de um inquérito civil em andamento no ministério público devido aos danos ambientais causados pelas obras de terraplanagem. Porém, segundo informações extra oficias, recentemente o responsável pelo projeto em questão havia conseguido uma autorização temporária para dar andamento nas obras de terraplanagem como de fato pude constatar na semana passada quando estive no local da polêmica.




E os moradores estão se queixando pelo fato da terraplanagem está em pleno andamento sem que tenham sido realizadas as obras de drenagem no local, pois sem essas obras, o local que servia de passagem da água de algumas nascentes na época das chuvas, e de despejo de esgoto está ficando suprimida desviando o curso da água e do esgoto para praticamente dentro das residências. Os moradores inclusive já me informaram que em 2011 recorreram ao ministério público e que ainda não obtiveram nenhuma decisão a respeito. O fato é que as imagens contidas nessa publicação não deixam margens de dúvidas de que os danos ambientais neste empreendimento estão evidentes e que a necessidade de obras estruturais é urgente.

Comentários