Protesto estudantil na rede


Galera: Abaixo segue a nota escrita pelos alunos do IFF - BJI (com apoio da UMES e da UBES) exigindo espaço para a sede do Grêmio

NÃO QUEREMOS APENAS APERTAR PARAFUSOS...

SEDE DO GRÊMIO, JÁ!!!

Há um discurso muito bonito sempre pronunciado pela Reitoria e pela Direção de nosso Instituto. Esse discurso fala sobre a importância da organização dos estudantes na defesa da educação. Esse discurso fantasia a importância do Grêmio Estudantil na formação política dos estudantes enquanto cidadãos brasileiros. Mas infelizmente entre o discurso e a prática há um verdadeiro abismo.

Como querem que os estudantes se organizem através do Grêmio Estudantil se até hoje são incapazes de nos oferecer uma simples sala para funcionar nossa sede? Um campus como o nosso, com tanta área e construções, não disponibilizar uma mísera sala para o funcionamento do Grêmio é a maior demonstração que o discurso acima é pura demagogia.

Mais uma vez perguntamos: “QUAL É A PRIORIDADE DE NOSSO CAMPUS???” Cada vez mais vamos percebendo que está longe de ser o estudante.

A maior autoridade de nosso país, a Presidente da República, atuou no Movimento Estudantil e a Escola onde ela estudou dava garantias para o funcionamento do Grêmio, até mesmo na época da Ditadura Militar.

Por incrível que pareça, em pleno regime Democrático (alcançado com o sangue e a vida de vários estudantes que morreram lutando contra a Ditadura), nosso Grêmio é enrolado todos os dias pela Direção do Instituto e até hoje não temos um local de encontro para organizarmos a entidade.

Será que querem impedir que os alunos desenvolvam o espírito crítico e contestador tão importante para a formação de cidadãos conscientes ou será que na verdade querem é que sejamos sempre dóceis e passivos como carneirinhos, sempre pedindo a bênção e aceitando calados todas as imposições arbitrárias vindas de cima para baixo?

Basta! Somos parte do Instituto e temos uma série de direitos garantidos na própria Constituição de nos organizarmos enquanto uma entidade democrática, de massas e representativa dos estudantes. Somos amparados inclusive por uma Lei Federal, conhecida como a Lei do Grêmio Livre, que garante “aos estudantes de estabelecimento de ensino de 1° e 2° graus fica assegurada a organização de Grêmios

Estudantis como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas, com finalidades educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais”.

Portanto, o que exigimos é legal. E mais que isso, é vital para a formação de jovens estudantes que querem muito mais que apenas aprender a apertar parafusos. Queremos participar de toda a engrenagem do processo

.
GRÊMIO ESTUDANTIL AURORA MARIA NASCIMENTO FURTADO
UNIÃO MUNICIPAL DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE BOM JESUS DO ITABAPOANA - UMES
UNIÃO BRASILEIRA DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS – UBES

Comentários