Boletim RJ 230


Hoje cedo fui ao trecho da RJ 230 em que houve a rachadura na pista e logo pude constatar que a unidade do DEER em Bom Jesus já havia enviado uma equipe para realizar os reparos nessas rachaduras denunciadas no inicio da semana. Louvável o tempo-resposta da equipe do DEER em acompanhar de perto esse processo, mas infelizmente a unidade do DEER daqui de Bom Jesus do Itabapoana por conta da carência de recursos se limita apenas a realizar pequenas intervenções de caráter emergencial e paliativo. No momento em que eu havia chegado no local citado, os profissionais que ali estavam já haviam concluído o recapeamento no trecho em que se encontravam as rachaduras, tal medida visa somente a retardar o processo de perda de solo em andamento naquela área, pois não há um sistema de escoamento de água das chuvas naquele local eficiente o bastante para evitar novas fissuras na pista.



O que a equipe do DEER fez hoje, ela já havia realizado o mesmo tipo de reparo à pouco tempo na outra extremidade do referido trecho, e o resultado é que já surgiram pequenas fissuras justamente em cima da camada de asfalto aplicada no reparo, deixando evidente que essa medida não logra em resultado prático e definitivo. A necessidade de uma avaliação técnica e profunda na estrutura do solo naquela área por geólogos é imprescindível, pois existem fatores evidentes até para um leigo como eu que nos alerta de que as intervenções a serem feitas ali são mais profundas e abrangentes do que um simples recapeamento no local que surgirem futuras rachaduras no asfalto.








Como exemplo posso ilustrar um trecho que fica a aproximadamente cem metros da área recapeada em que não há nenhum sistema de canalização ou escoamento de água, o que resulta na deterioração do próprio asfalto na borda da rodovia, em que com o tempo aparecerão outras fissuras na pista, observa-se também que no centro do trecho reparado, na curva mais acentuada, existe um maciço rochoso em que ali tem umas duas nascentes que percorrem por baixo da pista em que não há um sistema de drenagem e escoamento para evitar o avanço da erosão que há naquele trecho.

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