Hoje cedo fui ao
trecho da RJ 230 em que houve a rachadura na pista e logo pude constatar que a
unidade do DEER em Bom Jesus já havia enviado uma equipe para realizar os
reparos nessas rachaduras denunciadas no inicio da semana. Louvável o
tempo-resposta da equipe do DEER em acompanhar de perto esse processo, mas
infelizmente a unidade do DEER daqui de Bom Jesus do Itabapoana por conta da
carência de recursos se limita apenas a realizar pequenas intervenções de
caráter emergencial e paliativo. No momento em que eu havia chegado no local
citado, os profissionais que ali estavam já haviam concluído o recapeamento no
trecho em que se encontravam as rachaduras, tal medida visa somente a retardar
o processo de perda de solo em andamento naquela área, pois não há um sistema
de escoamento de água das chuvas naquele local eficiente o bastante para evitar
novas fissuras na pista.
O que a equipe do
DEER fez hoje, ela já havia realizado o mesmo tipo de reparo à pouco tempo na
outra extremidade do referido trecho, e o resultado é que já surgiram pequenas
fissuras justamente em cima da camada de asfalto aplicada no reparo, deixando
evidente que essa medida não logra em resultado prático e definitivo. A
necessidade de uma avaliação técnica e profunda na estrutura do solo naquela
área por geólogos é imprescindível, pois existem fatores evidentes até para um
leigo como eu que nos alerta de que as intervenções a serem feitas ali são mais
profundas e abrangentes do que um simples recapeamento no local que surgirem
futuras rachaduras no asfalto.
Como exemplo posso
ilustrar um trecho que fica a aproximadamente cem metros da área recapeada em
que não há nenhum sistema de canalização ou escoamento de água, o que resulta
na deterioração do próprio asfalto na borda da rodovia, em que com o tempo
aparecerão outras fissuras na pista, observa-se também que no centro do trecho
reparado, na curva mais acentuada, existe um maciço rochoso em que ali tem umas
duas nascentes que percorrem por baixo da pista em que não há um sistema de
drenagem e escoamento para evitar o avanço da erosão que há naquele trecho.
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