Distrito industrial e suas questões


O setor mais estratégico pelo desenvolvimento de nosso município, o distrito industrial de Santa Isabel se encontra em um estado lastimável no que tange a infraestrutura desse distrito que apresenta problemas de diversas matizes, sempre característicos da desorganização e do descaso de nosso desgoverno municipal, que em quatro ano não conseguiu realizar nenhuma melhoria nesse empreendimento, além do fato dos muitos crimes ambientais cometidos sempre com a conivência e omissão do departamento de meio ambiente. A situação é tão precária, que até a AMPLA contribui com a estagnação de empresas que querem investir e gerar empregos, mas tanto a AMPLA como o governo são os fatores que anestesiam todo o processo pelos mias diversos motivos.



Nessa reportagem, vou relatar a todos como o governo conduz a processo de concessão de terrenos do distrito industrial para quem quer ou não quer investir nesse local.

Em janeiro de 2013, eu fiz uma reportagem sobre a empresa “Sueth comercio de sucatas de Bom Jesus Ltda” em que o jovem empresário Nilmar Sueth nos mostrou seu empreendimento industrial e sustentável que  ele administra em Santa Isabel. Esse processo se iniciou a uns quatorze meses atrás quando o Nilmar teve a concessão de uso de dois lotes do distrito industrial. E iniciada as obras de sua empresa, ele percebeu que precisaria de mais um lote para o projeto ficar dentro do planejado, só que quando ele procurou o governo para reivindicar o terceiro lote, ele ficou sabendo que o terreno que lhe interessava já estava reservado ou definitivamente concedido para outra pessoa.


Pois bem, depois de quatorze meses, a empresa Sueth Comercio de Sucatas de Bom Jesus Ltda, já investiu quase R$ 600.000,00 e já está gerando vinte e dois empregos. O terreno que ele ainda tem interesse para expandir seu negócio, aumentando o número de vagas de trabalho, ainda está do mesmo jeito de quatorze meses atrás, o contemplado por esse terreno ainda não moveu uma palha, apenas está travando o desenvolvimento do município. Eu ainda não tenho as informações oficiais do contemplado pelo terreno em questão, mas o que sei é que o contemplado é alguém mais ou menos assim; ele é servidor da prefeitura, marido de uma presidente de associação de bairro e pai e um candidato a vereador coligado com a prefeita em 2012. É por conta desses interesses espúrios é que o nosso distrito industrial criado em 1990 ainda se rasteja na concorrência de mercado que vivemos.


Enquanto não tivermos um padrão de sustentabilidade e preservação ambiental, muitas empresas de grande porte de fato deixarão de vir para um distrito industrial sem o licenciamento do INEA. É vergonhoso termos que apresentar nosso distrito industrial para nossos investidores com esgoto correndo a céu aberto e desaguando no riacho que desagua no Itabapoana, sem falar no lixão do outro lado da rodovia, enquanto o governo propaga as mil maravilhas de seu distrito, o nosso distrito está emperrado por interesses que vão muito além do desenvolvimento econômico do todos, mas sim de poucos. Bom Jesus no rumo certo...

Comentários