Apharteid musical em BJI


Nos últimos trinta dias eu fui procurado por dois músicos em duas situações diferentes em meu perfil no facebook, e trocamos muitas mensagens em que em ambas as situações os músicos me procuraram para se queixar do boicote que vem sofrendo sistematicamente pelo departamento de cultura de BJI, sendo que em 2012 eu fui procurado por um terceiro músico também com a mesma reclamação. Então diante desses fatos podemos então fazer alguns questionamentos acerca dessas contratações feitas pela prefeitura e que passa despercebido de muita gente boa por aí, menos pelo blogueiro.



A primeira pergunta que faço ao nobre secretário de indústria, comercio, turismo e cultura é quantos shows de artistas da terra a prefeitura municipal de Bom Jesus do Itabapoana contratou ao longo de 2012 e nesse inicio de 2013?

Vamos considerar que a prefeitura contrata esses artistas para festas de bairros, distritos, bairros de distritos (como Coreia em Carabuçú e Pantanal em Rosal) festas populares como a do Homem do Campo na Barra do Pirapetinga e da Consciência Negra em Rosal, ainda podemos considerar finalmente as contratações de eventos na Praça Governador Portela tais como o “Arraial de Bom Jesus” e o projeto “Noites Jovens, além é claro da Festa de Agosto.
Como podemos observar, a prefeitura contrata uma quantidade substancial de shows ao longo do ano para atender ao calendário cultural de nosso município.

Então vamos para a segunda pergunta; quantos artistas musicais temos em Bom Jesus do Itabapoana?

Não sei informar quantos artistas ou grupos musicais temos em Bom Jesus do Itabapoana, o que sei informar é que três desses grupos ou artistas vieram até a mim para reclamar que não consegue fechar contratos com a prefeitura para esses eventos.

A terceira pergunta se refere a qual critério adotado para a escolha dos artistas e os respectivos locais dos shows na hora da contratação para os eventos?

Essa pergunta se faz necessário pelo fato da legislação dispensar a licitação na contratação de artistas, visto que não há preço de mercado presumido para o cachê de cada artista, mas se o objetivo desse investimento está em promover a manifestação cultural de nossos cidadãos além do entretenimento para a sociedade, então presume-se que o governo deveria dar igual oportunidade a todos os que pretende seguir a carreira artística.



Em quarto lugar a pergunta é do total de artistas existentes em Bom Jesus do Itabapoana quantos a prefeitura contratou nos últimos treze meses?

Se tivermos dez artistas, a prefeitura contrata em média 70% dos artistas de nossa terra, pois três eu tenho a informação de que não são contratados, e quantos outros ainda são boicotados e que não procurou o blogueiro? Eu por exemplo tenho conhecimento que um renomado DJ de nossa cidade que não consegue contrato com o governo pelo fato de seu parentesco com um candidato oposicionista nas eleições de 2012, esse não reclamou comigo, então temos um quarto artista boicotado pelo nosso departamento de cultura, importante ressaltar que esses artistas boicotados tem o reconhecimento de outras prefeituras da região e não entendem os motivos de não ter o mesmo reconhecimento em casa.

Observem na peça publicitária do projeto “Noites Jovens especial de carnaval” que em cinco dias de carnaval 2013 tivemos o total de nove shows contratados pelo governo que privilegiou somente quatro artistas, visto que o governo poderia dar oportunidade a NOVE ARTISTAS.



A quinta pergunta fica por conta da contratação de um renomado músico que é servidor municipal; é ou não é permitido por lei um servidor público municipal ser contratado pelo governo no qual ele trabalha?

Reza a lenda que NÃO PÓDE!

Em sexto lugar pergunto se é fato que o governo contrata sempre um DJ que é agenciador de um grupo de samba que também sempre fecha contratos com o governo?

Esse DJ consegue a proeza de receber do governo como artista e agenciador, ele consegue abocanhar duas oportunidades oferecidas pelo governo, esse realmente é um artista!



Em sétimo lugar pergunto se é verdade que esse mesmo DJ é primo do cônjuge de uma integrante de um grupo musical que sempre é contratado pelo governo?

Não disse que esse DJ é um artista?!

Uma última pergunta; temos secretaria de cultura e turismo em Bom Jesus do Itabapoana?

Provavelmente que o setor de industria e comercio foi pro vinagre por esse governo

Comentários