Pedido de providencias


Pirapetinga pede providencias

No dia 29 de dezembro, houve uma forte ventania que destelhou algumas casas e derrubou muitas árvores na estrada que liga Pirapetinga à Itaperuna, mas é importante ressaltar que o trecho da estrada que teve as árvores derrubas pela ventania fica dentro do limite do município de Bom Jesus do Itabapoana e trata-se de estrada vicinal e não estadual, apesar de ser asfaltada. Fica então o registro para os setores responsáveis da prefeitura agir, pois essas fotografias foram registradas no dia 31-12, ontem.

Usina Santa Maria pede providencias

Visitando a Usina Santa Maria converse com o proprietário de um bar sobre o potencial turístico desse local em virtude das belas paisagens proporcionada pelas lagoas de lá. Mas o cidadão em questão fez algumas reivindicações no que tange o lago principal desse lugarejo que além de ter muito lixo jogado nele, obviamente pela total ausência de lixeiras no entorno dele. O mesmo também relatou em tom de lamentação que há despejo de esgoto in natura no lago e que pude registrar nas fotografias de matéria. Ele inclusive aposta no potencial turístico da Usina  Santa Maria, tato que ele vai adquirir alguns pedalinhos para colocar no lago. Esperamos que o setor público responsável colabore com essa e outras iniciativas de exploração turística de nosso município, pois é vergonhoso receber turistas em um lugar em que não tem lixeiras e que o esgoto é despejado no principal cartão postal desse aprazível lugarejo.

A Providencia pede providencias

Entre o Mutum de Baixo e a Usina Santa Maria há um povoado pequeno denominado de “Providencia”, que é a antiga Fazenda Providencia que até os anos oitenta era grande produtora de cana-de-açúcar que abastecia a Usina Santa Maria. Assim como ocorreu em Santa e Isabel e Santa Maria, os colonos que residiam na Fazenda Providencia ficaram sem receber seus direitos trabalhistas e assim ficaram com a posse das casas e os terrenos dessas. E recentemente uma internauta que reside nessa pequena comunidade postou uma reivindicação para sua comunidade no mural do facebook do poder, e ela protesta pelo fato da prefeita em campanha ter ido lá e feito as promessas de sempre que jamais se concretizam, e nesse primeiro de janeiro de 2013 fui visitar esse pequeno lugarejo para ver de perto a situação que se resume em dois fatos graves. O primeiro reporta ao abastecimento de água, lá na Providencia ainda não tem água tratada, os moradores recebem uma água impropria para consumo oriunda de um morro próximo. 
Clique na imagem e amplie

E para os moradores ter água potável, eles tem que caminhar aproximadamente por um quilômetro até um “poço” para pegar água para filtrar. O segundo problema está na coleta de lixo, que segundo a informações do moradores tinha uma frequência de três vezes por semana, e agora passa somente uma vez por semana, sendo que algumas semanas a coleta não se faz presente. Outro ponto crítico que percebi é que não há acesso de transporte coletivo dentro do lugarejo, os moradores que tem que caminhar por aproximadamente dois quilômetros até chegar no ponto de ônibus que fica na margem da rodovia.

Comentários