Observações do circo


Analisando os vídeos produzidos na câmara pude chegar a algumas impressões acerca dessa nova legislatura que teve seu batismo nessa malfada sessão extraordinária de 14 de janeiro de 2013. Então vou pontuar os tópicos dessa sessão de horrores.
________________________________________________________________________

As "novas raposas"

O que alertou em destaque nessa reunião é a frieza e o cinismo dos vereadores novatos que aprovaram tudo em prol do executivo, mesmo com a presença expressiva de servidores do hospital, da prefeitura e demais cidadãos, eles nada se importaram com a presença da sociedade e tocaram o “Pérola Negra” na calmaria do sistema viciado. Logo na primeira sessão deu para perceber o quanto eles ficaram tranquilo em assinar um parecer de comissão da casa sem que eles ao menos lido esse parecer. Eles sabem que o conteúdo do parecer podem lhes causar situações de improbidade administrativa, afinal, esse parecer já estava pronto sem mesmo a existência das tais comissões, quem redigiu esse parecer? E mesmo assim tocaram o barco na boa.
________________________________________________________________________

O coerente

Legislador de primeira viagem, o vereador Ricardo Aguiar deu mostras que tem ciência do caminho certo a ser trilhado por ele, mesmo jovem e inexperiente e até um pouco inseguro (totalmente compreensível) ele marcou seu território na plenária ao questionar o presidente da casa no pedido de vista do projeto, e ao alertar seus pares sobre a responsabilidade em que estes aprovaram um projeto completamente inconstitucional. Foi o único em que votou contra nas três rodadas de votação de projetos de interesse do executivo, aprovando somente o aumento do número de assessores legislativos, o que se tornou necessário em virtude de termos mais quatro vereadores.
________________________________________________________________________

O incoerente

Também legislador de primeira viagem, mas não tão jovem como Ricardinho, o Doutor Paulo Edson Salim foi a síntese da decepção ao aprovar o veto do executivo à emenda que destinava R$ 600.000,00 para o hospital que o acolheu ao longo de sua vida profissional. Por uma questão histórica em sua vida privada, o Dr. Paulo Salim teria por obrigação em ser o primeiro a erguer a bandeira em defesa de nosso hospital, ainda mais vendo que os pareceres das comissões provisórias não passaram de uma farsa armada pelo presidente imputando aos seis nomeados a responsabilidade pela autoria de um documento público de tamanha relevância.
________________________________________________________________________

O presidente

O "Senhor Improbo" mostrou suas credenciais logo de cara, primeiro ao agendar a sessão para as 13:00 h, depois ao conduzir a sessão de maneira desastrosa ao cometer um festival de ilegalidades e imoralidades perante a presença da sociedade. Agindo dessa maneira nosso presidente improbo demonstrou que o poder legislativo eleito por 62% de votos oposicionistas está dando de ombros ao que realmente a sociedade deseja, estamos reféns de um legislativo completamente de quatro esperando as ordens do executivo minoritário (30,84%).
________________________________________________________________________

Os ausentes

Ausentaram-se da sessão os vereadores Celso Rezende e Clério Tadeu, certamente que ambos na primeira sessão irão apresentar a justificativa padrão que ambos estavam em viagem tratando de assuntos de grande interesse da comunidade, mesmo que supostamente um esteja na praia e outro carregando pacientes para Itaperuna.
_________________________________________________________________________________


Comentários