Hospital São Vicente de Paulo e suas prioridades


Estamos nos aproximando da eleição do Centro Popular Pró Melhoramentos para decidir em votação entre seus conselheiros a diretoria do hospital para a próxima gestão. E a partir de hoje este blog dará uma especial atenção aos andamentos tanto da atual gestão como no processo eletivo que se aproxima no CPPM. E para iniciar essa série de publicações sobre o “São Vicente”, eu já entrei em contato com o Dr. Celso Ribeiro, presidente do hospital, para conversarmos sobre todos os aspectos do trabalho realizado até o momento pela atual direção, que é sempre importante ressaltar que a mesma assumiu a direção do hospital no olho do furação quando o ex-presidente havia renunciado ao cargo. E ultimamente tenho acompanhado as informações que circulam na imprensa local dos acontecimentos, seja em jornais, revistas e internet sempre há alguma controvérsia no direcionamento das notícias. 

O que não tenho dúvidas é que a atual direção já vislumbra com avanços considerados no que tange a capacidade de atendimento do hospital, e em função disso já observei críticas na parceria que será estabelecida entre o hospital e a empresa que irá administrar nossa UTI. Em minha maneira de pensar, o momento não é propício para discutir as condições de lucro que teremos diretamente com a nova UTI, e sim o quanto ela irá agregar aos portfólio de serviços do hospital. E quando digo agregar, posso exemplificar que com essa nova e moderna UTI, o hospital  poderá retomar a rotina de cirurgias mais complexas e também rentáveis aos cofres do hospital. É inegável que a instalação dessa nova UTI trará caminhos para a recuperação do hospital e o momento é de pensar e novas conquistas para nosso hospital.

Para resumir todas as polêmicas que envolvem o São Vicente, irei listar três tópicos que constitui os obstáculos e desafios de atual e da próxima direção do hospital. Esse três tópicos que relaciono é de opinião desse blogueiro que tem acompanhado os acontecimentos dessa crise que acredito ser superável. Ressalto ainda que estou listando os tópicos em uma ordem de prioridade.

01 – Servidores do hospital = Atualmente os servidores estão com aproximadamente três meses de atraso em seus vencimentos, mas mesmo assim eles continuam firmes e dedicados ao extremo para manter em funcionamento nosso hospital. Encontrar meios de sanar a situação dos servidores é assunto prioritário, e não tenho dúvidas que a atual direção que vem trabalhando e articulando intensamente para equacionar de uma vez por todas esse grave problema.

02 – Capacidade de atendimento = Para manter os salários dos servidores em dia, pagamentos a fornecedores em dia além das demais despesas é obviamente necessário aumentar sempre a a capacidade de atendimento do hospital, e isso já começa a se materializar com a nova UTI, e em com o incremento do setor de hemodiálise. E em conversas informais com o Dr. Celso,  mesmo tem me informado que muitas novidades ainda estão por vir. Vamos aguardar, apoiar e dentro das possibilidades colaborar com a direção que já se mostrou comprometida com a causa.

03 – Apuração das irregularidades = A atual direção já instaurou processo sindicante para apurar supostas irregularidades em tempos recentes e que as supostas irregularidades em tempos não tão recentes já estão sendo investigadas em quinze inquéritos policiais, além das denuncias levadas ao Ministério Público em Itaperuna dentre elas pelo Dr. Gino Bastos. Se há quinze inquéritos polícias em andamento (que segundo informações extra-oficiais está prestes a ser emitido mandados de prisão preventiva) e outras denuncias no MPRJ, vamos então deixar que a justiça apure e puna os envolvidos nas supostas irregularidades que vem sendo amplamente denunciadas e divulgadas. O que esperamos da atual diretoria é que faça uma gestão pautada pela transparência e comprometimento, e o que tenho percebido é que é esse o caminho trilhado pela atual direção. No mais, fica anunciado que em breve teremos mais publicações a respeito com informações precisas e fornecidas pela própria direção do hjospital.

Comentários