A nova câmara


MUDANÇA também foi a palavra da ordem eleitoral no poder legislativo em Bom Jesus do Itabapoana, no qual somente três, dos oitos parlamentares que tentaram se reelegeram, retornaram para a câmara dois ex-vereadores, e tivemos OITO vereadores de primeira viajem eleitos. Se o eleitorado acertou ou não, somente veremos com o tempo, o que não deixou dúvidas é a vontade popular por profundas mudanças em nosso poder legislativo, tudo o que abordamos e criticamos, a sociedade em peso também repudiou, basta observarmos que dos oito novos vereadores, seis tem menos de quarenta e cinco anos, o que demonstra o objetivo renovador no voto bom-jesuense.

Em face dessa análise, esperamos que os novos vereadores (e os antigos também) tenham também a sensibilidade política necessária para exercer seus mandatos dentro do contexto  que a sociedade espera, e fiquem certos que o que a sociedade mais espera da próxima legislatura e aptidão fiscalizadora atribuída a esse poder. Existe sim a expectativa que a próxima legislatura nos apresente no mínimo um salto de qualidade no que tange o “conteúdo intelectual” de nossos parlamentares, mas que estes e os antigos tenham o compromisso de se aprofundarem seus conhecimentos no regimento interno da câmara e nas leis e códigos municipais.

O maior desafio da próxima legislatura será fazer com que o próximo governo faça valer as determinações do “orçamento participativo” previsto em nossa lei orgânica e no plano diretor, e que delegue de fato à sociedade organizada a destinação dos recursos públicos para os investimento públicos. No mais, esperamos que os novos vereadores estejam cientes de todos os erros e absurdos que se tornaram rotina nessa legislatura que se encerra de maneira que certamente não deixará saudades.

Comentários