Em Bom Jesus do Itabapoana tem ocorrido um fenômeno de
comunicação que se apresenta silencioso, mas que alcança um público enorme e
aos poucos o que se passa nesse fenômeno vai para o cotidiano dos bom-jesuenses
de maneira irreversível. Estou falando de nossa “blogsfera” que hoje já conta
com nada mais nada menos que QUATORZE blogs, além de dois portais de notícias (ABC
Capixaba e Bomjê Notícias), e nesses quatorze blogs o internauta bom-jesuense tem
um grande leque de opções temáticas de todas as searas de informações, cultura,
arte e lazer. Hoje a internet através dessas páginas públicas/pessoais acabou
proporcionando canais de mídias informativas exclusivas de nossa cidade que circula com grande intensidade nas redes
sociais (facebook e Google+) e que não
temos na TV por exemplo. Observem como gera assunto quando veicula uma matéria
no jornal da “InterTV” sobre Bom Jesus.
Para que tenham uma idéia, essa
matéria foi preparada na Barra do Pirapetinga, lugarejo distante a quinze quilômetros
do centro de Bom Jesus, tem aproximadamente duzentos habitantes e se não me
engano doze residências com computador e internet de qualidade. O facebook é
tão falado aqui quanto aí no centro de Bom Jesus e tem entre os internautas
pessoas de todas as faixas etárias e de diversas classes econômicas. O ponto chave dessa reportagem está em trazer a tona um
debate sobre os rumos que o mercado publicitário de Bom Jesus do Itabapoana
pode seguir com essa nova realidade de comunicação, tenho observado que mais de
uma centena de empresas e lojas de Bom Jesus já criaram seus perfis no facebook,
o que demonstra que nosso empresariado já está de olho nesse nicho, mas que
ainda não souberam utilizar os recursos publicitários e de interatividade com
seus clientes que o facebook oferece.
Ainda não há absolutamente nenhuma empresa
especializada em publicidade virtual em nosso mercado, eis aí uma oportunidade de mercado novíssima em aberto em nosso comércio. Chegamos a um momento em que já vale apena avaliar a capacidade de alcance entre um anuncio veiculado em propaganda volante (carros e motos de som) ou uma peça publicitária gravada em vídeo circulando no facebook com uma real possibilidade de atingir um público superior a dez mil pessoas somente daqui de Bom Jesus, pode-se se avaliar também a capacidade de alcance publicitário estático em painéis e um banner publicitário anexado a uma notícia de grande audiência em um blog ou um portal.
Para o
empresariado ter uma noção do poder de audiência de um blog de nossa cidade, o
www.blogdofrederico.com no dia 24/10 fez três publicações, uma as eleições em Bom jesus do Norte, uma sobre
Ariano Suassuna e outra sobre Baden Powel e mesmo assim teve 1.015 visitas, e das 22:00h até
as 00:00h atingiu a marca de 219 visitas. Há de se considerar o potencial
publicitário de uma ferramenta que em Bom Jesus atinge um público variado de
mais de mil pessoas em um dia de semana, podendo manter uma média dessas
diariamente.
As pessoas gostam e se interessam em ver notícias de nossa
localidade em um veículo de comunicação ágil que oferece dinâmica nas
informações através de som, imagem e vídeo. Assim como a televisão, os
computadores estão ficando cada vez mais presentes nos lares bom-jesuenses
tanto na parte urbana como nos distritos.
Ainda não há absolutamente nenhuma empresa
especializada em publicidade virtual em nosso mercado, eis aí uma oportunidade de mercado novíssima em aberto em nosso comércio. Chegamos a um momento em que já vale apena avaliar a capacidade de alcance entre um anuncio veiculado em propaganda volante (carros e motos de som) ou uma peça publicitária gravada em vídeo circulando no facebook com uma real possibilidade de atingir um público superior a dez mil pessoas somente daqui de Bom Jesus, pode-se se avaliar também a capacidade de alcance publicitário estático em painéis e um banner publicitário anexado a uma notícia de grande audiência em um blog ou um portal.
Abaixo publicarei todos os blogs e portais de notícias que
encontrei na pesquisa dessa matéria, e desde já deixo o espaço em aberto caso
eu tenha esquecido de algum blog ou portal de notícias daqui.
Bom Jesus hoje já conta com dezesseis canais de informações e entretenimento circulando em nossas redes sociais com potencial de atingir um público superior a dez mil pessoas das mais varias classes sociais, etárias e econômicas e que neste momento está passando à margem do mercado publicitário local. O fato de empresas procurarem o facebook já sinaliza um começo, mas precisamos de estudar e planejar as estratégias de marketing adequada para o público específico. Esse cenário virtual está consolidado e tende a crescer ainda mais com o passar dos tempos. Ainda há muitos seguimentos ainda não explorados na rede, mas que fatalmente em breve se submeterá às exigências de mercado em atingir o grande público internauta que temos em Bom Jesus. Está na hora de discutir esse tema com profissionalismo e visão que certamente haverá resultados satisfatórios.
Comentários
Postar um comentário